MORANGOS EM JARDINEIRAS
Com o aproximar da primavera é tempo de arregaçar as mangas e dar inicio aos trabalhos na nossa horta. Trabalhar no quintal ou no jardim e “mexer” na terra pode ser uma actividade compensatória, além de relaxante.
Altura certa para fazer sementeiras, para fazer uma limpeza nos terrenos e jardins, retirar ervas daninhas, estrumar e adubar quase todas as plantas mesmo aquelas que se encontram em vasos e floreiras.
Março é o mês ideal para plantar uma das espécies mais saborosas e saudáveis: os morangos. Os morangos podem ser plantados em várias alturas do ano, dependendo da espécie.
Tal como acontece com outras plantas horticulas, os morangos precisam de algum frio no inverno para poderem frutificar convenientemente no verão.
Os pés de morangueiro existentes cá em casa têm já vários anos e como tal está na altura de os renovar por outros novos.
Assim, foram comprados cerca de três molhos de morangueiros da espécie “diamante”. É uma espécie capaz de produzir durante todo o verão e parte do outono.
Podem ser adquiridos numa loja de plantas ou num horto. Cada molho trás cerca de 20 pés e pode custar entre 3 a 4 euros. Foram usadas floreiras, que além de serem práticas permitem mais tarde manter os frutos suspensos livres de humidade, lesmas e insectos. Como sempre foi usada terra solta do quintal misturada com turfa e algum estrume. Depois é só regar e esperar. Adubar quando começarem a crescer e voltar a adubar no inicio do verão.
Boas plantações! Boas sementeiras! Bons morangos!
Ter um cão de guarda vai dar jeito para mais tarde espantar os melros comedores de morangos. Não é preciso ser um cão muito grande...