O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Domingo, 4 de Março de 2012
Antes de continuar com as nossas experiências sobre as estacas, e para podermos ficar a saber algo mais sobre este processo, nomeadamente a nível biológico, nada melhor do que lermos um artigo  escrito exclusivamente para o nosso blogue, por quem verdadeiramente sabe desta matéria, pela amiga Márcia Souto, bióloga. Desde já o meu obrigado pela sua colaboração.
Terei muito gosto em poder divulgar mais ideias e informações relacionadas com os temas abordados no nosso blog a quem assim achar algum interesse.
 
Explicação científica do desenvolvimento radicular das estacas de algumas plantas como o Goji
 

"O ambiente ideal para o cultivo de plantas que se reproduzem por estacas, tem que possuir as seguintes características: Uma elevada humidade, luminosidade moderada e temperaturas entre 15 e 25ºC, sendo importante a manutenção da humidade.

As folhas são uma fonte de nutrientes, estes por sua vez são necessários à formação das raízes nas estacas. O alto conteúdo de açúcares e nitrogénio presentes na base das estacas permitem o crescimento radicular das estacas. Os açúcares são sintetizados no processo de fotossíntese, realizado pelos cloroplastos (figura A) presentes nas células vegetais das plantas. Conclui-se que é importante as estacas estarem expostas à luz, pois esta é a energia usada no processo fotossíntetico das plantas, no qual se formam compostos orgânicos (açúcares como a glicose) que vão estimular o crescimento radicular das plantas.

As folhas adultas servem como órgão de assimilação e reserva de carboidratos (açúcares), os quais são cruciais para o sucesso do enraizamento. A preservação das folhas garante a sobrevivência das estacas, tanto pela síntese de carboidratos através da fotossíntese, como pelo fornecimento de substâncias que são importantes no processo de formação de raízes, estimulando a actividade de troca celular, através do fornecimento de factores nutricionais à base das estacas.

 

A duração e a intensidade da luz devem ser suficientes para que a acumulação de carbohidratos seja superior à quantidade consumida pela respiração."
Márcia Souto
Bióloga
 

Figura A: Esquema global da fotossíntese num cloroplasto

 
 
Figura B: Factores abióticos. Características do ambiente físico-químico que influenciam os seres vivos: Luz; Temperatura; Humidade; Tipo de solo.
tags:
publicado por Marco Rebelo às 15:28
link do post | favorito

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


últimos comentários
Olá CarlosPor experiencia própria sei que os parda...
Olá boa tarde, tenho cerca de 100 pés de goji e es...
Bom diaHá muito a dizer sobre esta temática
Obrigado pela informação, vou consultar.Abraço
Obrigado!Este blog surge com informações sobre goj...
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro