GOJI, AS ESTACAS E OS FACTORES ABIÓTICOS
"O ambiente ideal para o cultivo de plantas que se reproduzem por estacas, tem que possuir as seguintes características: Uma elevada humidade, luminosidade moderada e temperaturas entre 15 e 25ºC, sendo importante a manutenção da humidade.
As folhas são uma fonte de nutrientes, estes por sua vez são necessários à formação das raízes nas estacas. O alto conteúdo de açúcares e nitrogénio presentes na base das estacas permitem o crescimento radicular das estacas. Os açúcares são sintetizados no processo de fotossíntese, realizado pelos cloroplastos (figura A) presentes nas células vegetais das plantas. Conclui-se que é importante as estacas estarem expostas à luz, pois esta é a energia usada no processo fotossíntetico das plantas, no qual se formam compostos orgânicos (açúcares como a glicose) que vão estimular o crescimento radicular das plantas.
As folhas adultas servem como órgão de assimilação e reserva de carboidratos (açúcares), os quais são cruciais para o sucesso do enraizamento. A preservação das folhas garante a sobrevivência das estacas, tanto pela síntese de carboidratos através da fotossíntese, como pelo fornecimento de substâncias que são importantes no processo de formação de raízes, estimulando a actividade de troca celular, através do fornecimento de factores nutricionais à base das estacas.
A duração e a intensidade da luz devem ser suficientes para que a acumulação de carbohidratos seja superior à quantidade consumida pela respiração."
Figura A: Esquema global da fotossíntese num cloroplasto