PROPAGAÇÃO DE GOJIS POR MEIO DE ESTACAS
A primavera já não tarda e os gojis cá do quintal, apesar do tempo seco que se faz sentir, começam lentamente a sair do estado de letargia causado pelo inverno, notando-se já novos rebentos verdes ao longo dos ramos, adivinhando-se assim, o retomar do crescimento normal destas plantas para muito breve.
Depois de termos conseguido bons resultados com as sementes no ano passado, vamos experimentar este ano a propagação de gojis por meio de estacas.
O goji, á semelhança de outras espécies ornamentais e frutiferas, é uma boa planta para ser reproduzida por estacas, muito embora nem todas as espécies do mundo vegetal se possam reproduzir desta forma.
Entre outras, a principal vantagem, além da facilidade em fazer a estaquia, é a possibilidade de propagarmos as melhores plantas, conservando as boas caracteristicas da mesma. Mas antes de mais, e para verificarmos se teremos sucesso com esta técnica, foi feita uma pequena experiência envolvendo para isso simplesmente uma pequena estaca de cerca de 15 cms retirada de um ramo lateral e um pequeno frasco de plástico transparente cheio de terra. Se for transparente há a vantagem de podermos acompanhar o progressivo desenvolvimento do sistema radicular da estaca. É muito importante não confundir a base da estaca com a ponta, pois se a estaca for enterrada de “cabeça para baixo” não germinará e acabará por secar. Foi regado convenientemente e mantido o frasco com bastante exposição solar.
A experiência teve inicio em meados de fevereiro e em pouco mais de 15 dias, tal como comprovam as fotos, a estaca começou a brotar, ganhando novos rebentos verdes e fortes.
Fica a esperança de muito brevemente podermos fazer brotar mais estacas de goji com garantia de que teremos bons resultados.