SUPERALIMENTOS
Os superalimentos estão muito na moda actualmente e sendo o Goji considerado por muitos um desses “superalimentos”, aqui ficam algumas informações numa pequena recolha de artigos sobre este tipo de alimentos por vários sites da internet.
Mas antes de mais é bom estarmos conscientes que apesar de haver alimentos altamente saudáveis, não há alimentos “milagrosos”, e no ramo da alimentação saudável por vezes encontramos negócios com produtos um pouco duvidosos pelos efeitos incriveis que apregoam. Lá diz a espressão popular: “lá vai o vendedor da banha da cobra!”.
Desde o início da história da humanidade, alimentos e ervas têm sido usados para combater e curar doenças. Pesquisas modernas confirmam o valor de alguns remédios populares e revelam outros benefícios de certos alimentos.
Os superalimentos estão na moda pelo mundo fora. E por boas razões. Diferentemente da maior parte das modas, esta está para ficar e é benéfica para todos os que a ela aderirem.
Tendo sido introduzidos no mundo ocidental nas últimas duas décadas por nutricionistas de renome como Ann Wigmore, Gabriel Cousens ou David Wolfe, os superalimentos rapidamente se celebrizaram e muitas são as pessoas que hoje em dia os utilizam regularmente como parte do seu menu alimentar diário.
E o que são os superalimentos?
São alimentos superconcentrados energeticamente, dando-nos uma enorme quantidade de nutrientes de uma forma natural, equilibrada e facilmente assimilável pelo nosso organismo. São dádivas da natureza, substâncias 100% naturais que têm uma capacidade extraordinária de transformar a nossa saúde. Estes alimentos vão muito para além da simples nutrição que outros alimentos nos dão. Eles desempenham um papel importante na prevenção de muitas das doenças da nossa sociedade actual e são extremamente válidos como parte integrante de um estilo de vida saudável. Alguns exemplos mais conhecidos são: goji berries, erva de trigo (wheatgrass), mel, clorela, spirulina, cacau cru, acaí, maca peruana, entre muitos outros...
Peixes ricos em ômega 3, as frutas e os vegetais também se poderão considerar de certa forma "superalimentos" já que como todos nós sabemos têm um papel decisivo na nossa saúde.
Estes Super Alimentos fortalecem o sistema imunitário e rejuvenescem pois são grandes fontes de antioxidantes.
Os superalimentos não receberam esse apelido à toa. As vantagens do seu consumo regular vão além do simples fornecimento energético. “Eles podem tratar e/ou prevenir doenças, diminuem o risco de infecções, regulam os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, podem deixar os nossos ossos mais fortes, aumentam a nossa boa disposição, melhoram o humor, previnem o envelhecimento precoce das células do corpo, entre outros benefícios.