O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

Outra espécie interessante é a granadilha. È uma fruta bastante cara que encontramos ás vezes á venda em supermercados, e que pode rondar 13 euros ou mais o kilo mas vale a pena experimentar, é uma fruta com um sabor bastante agradável, parecida ao maracujá mas com menos acidez.

Assim sendo, resolvi comprar umas quantas para provar e como gostei decidi guardar sementes. Vou semeá-las este ano para ver como se portam cá no quintal. Esta vai ser outra das espécies que vamos seguir este ano para tentar saber mais coisas sobre o seu desenvolvimento.

 


Para sabermos um pouco mais sobre esta planta, aqui ficam uma série de informações e fotos. Informações tiradas da wikipédia e da internet.

 

Reino:      Plantae

Divisão:    Magnoliophyta

Classe:     Magnoliopsida

Ordem:     Malpighiales

Família:    Passifloraceae

Género:    Passiflora

Espécie:   P. ligularis

 

Granadilha é uma planta do gênero Passiflora. É nativa das montanhas andinas entre Bolívia, Venezuela e Colômbia. Ela cresce entre o sul e norte da Argentina e norte do México. Fora da sua localização natural ela cresce nas montanhas tropicais da África e Austrália (onde é conhecida simplesmente como maracujá), e agora são comuns em mercados locais da Papua Nova Guiné, onde é conhecida como ‘sugar fruit’.

 

 

Gosta de clima que varia de 15º para 18ºC entre 600 e 1.000 mm de chuva anual. A altitude preferível varia entre 1.700 a 2.600 metros acima do nível do mar. Tem abundantes e simples folhas e flores branca-esverdeadas.

 

As sementes da granadilha são um pouco maiores que as de maracujá

 

A fruta tem tom variante de laranja para amarelo com pequenas marcas claras. Possui forma redonda com uma ponta que termina no tronco. Tem entre 6,5 e 8 cm de comprimento e de 5,1 e 7 cm de diâmetro. A casca externa é dura e escorregadia, e tem estofo macio no interior para proteger as sementes, que são duras e negras, cercadas por uma esfera gelatinosa de polpa transparente. Esta é a parte comestível da fruta e possui sabor suave e doce, além de conter vitaminas A, C e K, fósforo, ferro e cálcio.

 

Os maiores produtores são Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, África do Sul e Quênia. Os maiores importadores são os Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, Suiça e Espanha. (fonte: Wikipédia)

 

publicado por Marco Rebelo às 17:17
link do post | favorito

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
28
29


últimos comentários
Olá!Nesta altura do ano ela já não vai crescer mai...
Ola, tudo bem?Tenho um pezinho ainda novinho, mas ...
Eu vivo na região de Aveiro, mais propriamente em ...
Olá!Pelo que sei convém enxertar para produzir fru...
Como muitos de vocês tenho uma anona com cerca de ...
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro