O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

Outra espécie interessante é a granadilha. È uma fruta bastante cara que encontramos ás vezes á venda em supermercados, e que pode rondar 13 euros ou mais o kilo mas vale a pena experimentar, é uma fruta com um sabor bastante agradável, parecida ao maracujá mas com menos acidez.

Assim sendo, resolvi comprar umas quantas para provar e como gostei decidi guardar sementes. Vou semeá-las este ano para ver como se portam cá no quintal. Esta vai ser outra das espécies que vamos seguir este ano para tentar saber mais coisas sobre o seu desenvolvimento.

 


Para sabermos um pouco mais sobre esta planta, aqui ficam uma série de informações e fotos. Informações tiradas da wikipédia e da internet.

 

Reino:      Plantae

Divisão:    Magnoliophyta

Classe:     Magnoliopsida

Ordem:     Malpighiales

Família:    Passifloraceae

Género:    Passiflora

Espécie:   P. ligularis

 

Granadilha é uma planta do gênero Passiflora. É nativa das montanhas andinas entre Bolívia, Venezuela e Colômbia. Ela cresce entre o sul e norte da Argentina e norte do México. Fora da sua localização natural ela cresce nas montanhas tropicais da África e Austrália (onde é conhecida simplesmente como maracujá), e agora são comuns em mercados locais da Papua Nova Guiné, onde é conhecida como ‘sugar fruit’.

 

 

Gosta de clima que varia de 15º para 18ºC entre 600 e 1.000 mm de chuva anual. A altitude preferível varia entre 1.700 a 2.600 metros acima do nível do mar. Tem abundantes e simples folhas e flores branca-esverdeadas.

 

As sementes da granadilha são um pouco maiores que as de maracujá

 

A fruta tem tom variante de laranja para amarelo com pequenas marcas claras. Possui forma redonda com uma ponta que termina no tronco. Tem entre 6,5 e 8 cm de comprimento e de 5,1 e 7 cm de diâmetro. A casca externa é dura e escorregadia, e tem estofo macio no interior para proteger as sementes, que são duras e negras, cercadas por uma esfera gelatinosa de polpa transparente. Esta é a parte comestível da fruta e possui sabor suave e doce, além de conter vitaminas A, C e K, fósforo, ferro e cálcio.

 

Os maiores produtores são Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, África do Sul e Quênia. Os maiores importadores são os Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, Suiça e Espanha. (fonte: Wikipédia)

 

publicado por Marco Rebelo às 17:17
link do post | comentar | favorito

Era capaz de tentar a sementeira, mas essas temperaturas desencorajam.
Como será que a planta se aguenta no Inverno?
Sansoni7 a 10 de Fevereiro de 2012 às 19:41

Vou semear umas na primavera. Também não sei se aguenta o frio mas nada melhor do que experimentar.
Marco Rebelo a 11 de Fevereiro de 2012 às 21:00

Ok
Experimentas e depois conta-nos....e mostras-nos. ;-)

Boa sorte.
Sansoni7 a 11 de Fevereiro de 2012 às 21:27

Ontem no Jumbo encontrei granadilhas enquanto procurava maracujá amarelo. Acabei por comprar um maracujá para tentar uma sementeira.
Vamos ver no que dá.
Sansoni7 a 25 de Abril de 2012 às 22:37

Tinha ouvido dizer que o maracujá amarelo era muito mais sensivel a baixas temperaturas comparado ao maracujá roxo e que em portugal era dificil o cultivo. Mas não há nada como experimentar. Vai contando desenvolvimentos sobre isso para vermos se resulta ou não.
Um abraço!

Viva
Do que li, a temperatura média de desenvolvimento anda pelos 22-23 graus.
Vou tentar, depois vê-se. ;-)
Sansoni7 a 26 de Abril de 2012 às 21:37

comprei uma q me custou 3€ mas valeu a pena pq plentei as sementes e todas germinaram
já as mudei para sacos pretos maiores e tudo está a correr bem o problema penso que é o calor devem estar à sombra ate´terem um tamanho razoavel para serem mudadas de resto pelo que vi na net a polonização tb é complicada
f nunes a 27 de Julho de 2012 às 00:14

Olá!

Cultivo diversas espécies de maracujás e outras frutíferas tropicais. Podem consultar o meu blogue em:

http://my-passiflora.blogspot.com

Cumprimentos,

João Franco
João Franco a 16 de Novembro de 2012 às 22:00

Viva
Pois é verdade...a geada praticamente destruiu os maracujás amarelos.
Pela tua experiência, acho que vou tentar a granadilha.

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 23 de Maio de 2013 às 14:45

Plantei algumas sementes desta granadilha(maracuja)...em 2006 selecionei a melhor muda, sempre florecia lindo, mas não segurava as flores, descobri que precisam ser polinizadas por flores da mesma espécie, porém de outra muda da mesma espécie! Voltei a semear...assim que a outra muda floreceu, os frutos foram abundantes! No primeiro ano foram 258 entre as 3 ou 4 mudas. Valeu a pena! Muito gostoso.
samuel a 25 de Fevereiro de 2014 às 17:47

A minha mãe já plantou há cerca de três anos e sempre dava muitas flores, mas nenhum vingava, ou seja, não havia frutos.
Este ano de tanta flor que tem o pé, pois tem muita rama que cresce imenso e trepa tudo, apenas duas das flores, até ao momento, deram fruto. Estes estão praticamente do tamanho que os vemos à venda, mas a sua cor é verde.
Amigo Samuel, será que tenho de esperar até que fiquem amarelos/laranja como quando estão prontos para comer, ou devem ser colhidos antes?...
Gostaria de ter essa informação e poder partilhar convosco essas e outras informações.
Muito obrigada
Brites Marques
Brites Marques a 7 de Novembro de 2014 às 17:42

Sem o inseto que faz a polinização nunca terá mesmo.
christian a 3 de Fevereiro de 2016 às 00:15

Sou de peru .na minha infância no sitio da minha avó tinha muito amaba granadilla .a um ano atrás fui a um mercado e ajei a linda granadilla sem perder tempo comprei deijei secar as sementes e plantei ,estan muito lindas ainda não vi nenhuma flor .mesmo q demorar para dar eu sei q da!!!! O ano passado fui a casa dos meus pais na costa peruana chiclayo onde não chove nunca e plantei uma granadilla no quintal ,a primeira florada caiu tudo .ninguen dava credito q vingaria ,pois agora tem muita granadilla .🙌😁
esther. a 11 de Setembro de 2015 às 23:35

Teve sorte então. Em Portugal é dificil ter condições de temperatura e humidade ideais para que as granadilhas frutifiquem. Apenas em estufa. :)
Marco Rebelo a 13 de Outubro de 2015 às 12:18

Estou em Lima, e tive a oportunidade de experimentar essa fruta exótica, muito parecida com o maracujá, porém doce, e sem acidez.
Comi antes de dormir, coincidência ou não, a verdade é que dormir feito uma "pedra"!
Martha Tabosa a 5 de Julho de 2016 às 12:30

Boa noite nao tem sementes de granilha a mais ,é que já plantei tamarilho e está a dar fruto ,as anonas vao crescendo agora gostava de semear sementes de granilha,ha tambem semeei semente de abacate e manga e sementes de chia estou a espera de colhere
Rosa goncalves a 2 de Novembro de 2016 às 00:17


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
28
29


últimos comentários
Olá!Nesta altura do ano ela já não vai crescer mai...
Ola, tudo bem?Tenho um pezinho ainda novinho, mas ...
Eu vivo na região de Aveiro, mais propriamente em ...
Olá!Pelo que sei convém enxertar para produzir fru...
Como muitos de vocês tenho uma anona com cerca de ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro