O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Terça-feira, 13 de Agosto de 2013

 

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) obtiveram, através de "técnicas de clonagem", um "conjunto de plantas seleccionadas" de tamarilho "altamente promissoras para afirmar a produção e consumo deste fruto exótico" em Portugal.

 

A partir de material vegetal proveniente de diferentes origens, designadamente da Madeira e dos Açores (onde há pequenas produções), os investigadores conseguiram desenvolver "um método de clonagem por embriogénese somática" (processo que permite "multiplicar plantas seleccionadas") do tamarilho, anunciou hoje a UC.

 

Fruto originário da América do Sul, "ainda pouco conhecido em Portugal", tanto pela população como pelos produtores e pela indústria, o tamarilho possui "características nutricionais muito interessantes, devido ao elevado índice antioxidante e baixo teor calórico".

 

A técnica utilizada pelos investigadores permite a manutenção, através das plantas seleccionadas, das “características originais com interesse e garantir uma produção rápida e resistente”, como, por exemplo, a “pragas e intempéries”, o que “no caso do tamarilho assume grande importância, já que é uma fruteira muito sensível às geadas”.

 

Os métodos convencionais de propagação por semente “não permitem manter a qualidade da planta mãe”, salienta a bióloga Sandra Correia, que desenvolveu a sua tese de doutoramento no âmbito desta pesquisa.

 

Os resultados da investigação, desenvolvida no Centro de Ecologia Funcional da UC, têm um grande potencial de aplicação na gastronomia e na indústria, acredita Jorge Canhoto, coordenador do estudo.

 

“Há dez anos”, o mirtilo “também não era conhecido em Portugal e agora, não só é muito consumido”, como também é já significativa a sua exportação, refere o especialista, sublinhando que existe “plantas, os genótipos de excelência e a tecnologia para transferir para indústria”.

 

Trata-se de “um nicho económico a explorar”, sustentam os autores do estudo, sublinhando que “a designada gastronomia gourmet aposta em produtos novos e o tamarilho, devido à sua característica agridoce, pode fazer diferença no cardápio” – é um fruto “excelente para inovar e surpreender nos doces, sumos, compotas e pratos gastronómicos”.

 

Com um ensaio piloto em curso no Jardim Botânico da UC, os investigadores tencionam “micropropagar plantas em larga escala”, no âmbito da UC InProplant, uma associação estabelecida entre a UC e a empresa InProplant, que tem como principais áreas de actuação os sectores agro-frutícola e florestal.

 

Fonte:  Lusa

 

Daqui a pouco tempo os tamarilhos vão começar a amadureçer

tags:
publicado por Marco Rebelo às 13:45
link do post | comentar | favorito

Engraçado que na região de Esmoriz, já se conhecem «Tomates brasileiros»( Tamarilho) há mais de 20 anos.
Sim, as geadas são terríveis para esta planta.

Eu voltei a deixar-me seduzir pela planta...neste momento, de sementeira própria tenho uma com cerca de 2.5 metros que resistiu bem ao yultimo Inverno e uma outra que, embora da mesma idade só há uns 2 meses foi colocada no quintal e por isso, está mais atrasada no seu desenvolvimento.

Já agora, também sou de opinião que a produção de Tamarilhos e Gojis, à semelhança dos Mirtilos, tem fortes possibilidades de singrarem em Portugal.
Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 16 de Agosto de 2013 às 09:17

Vivo no concelho da Batalha e possuo uma planta há vários anos, 4, os invernos são terríveis mas mesmo assim todos os anos dá alguns frutos. se fosse mais adubada e não estivesse a competir com um maracujá roxo provavelmente produziria mais. Penso que terá futuro a sua produção em Portugal.
Guida a 3 de Outubro de 2013 às 19:53

Estes frutos além de serem bons antioxidantes, são ricos em vitamina A e têm efeitos muito positivos no combate do colesterol.
A culinária existem inúmeros pratos e sobremesas que podem ser feitas. Sugiro a todos os apaixonados deste fruto a consulta da página do face book da "Quinta do Tio Ernesto" - https://www.facebook.com/pages/Quinta-do-Tio-Ernesto.

Tem à venda delicioso tamarilhos a 50% do valor de mercado é de aproveitar antes que a época deles acabe.

Podem telefonar: 914578643
João Lourenço a 18 de Janeiro de 2014 às 16:30


mais sobre mim
pesquisar
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30
31


últimos comentários
Olá!Não sei se existe alguma espécie verde. As phi...
Gostaria de saber se o phisalis demora pra ficar a...
Olá!Nesta altura do ano ela já não vai crescer mai...
Ola, tudo bem?Tenho um pezinho ainda novinho, mas ...
Eu vivo na região de Aveiro, mais propriamente em ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro