O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Sábado, 15 de Junho de 2013

Um aspecto que pode ser importante para o bom estado dos gojis é o tipo de rega.

Por exemplo tenho observado que plantas que se encontram em jardins, e que são regadas por sistemas de rega automáticos de aspersão têm tendência a ficarem com aspecto debilitado. A causa pode ser provocada por elevada humidade e pela diferença de temperaturas entre a água e a folhagem dos gojis que fica molhada durante a rega de aspersão e que pode provocar o aparecimento de certos fungos. É difícil determinar com total certeza e é só um palpite baseado em observações.

Pelo sim pelo não, é melhor ter o cuidado de regar os gojis pela manhã ou ao fim da tarde, fora das horas de maior calor, directamente no solo, junto ao pé.

 

tags:
publicado por Marco Rebelo às 19:15
link do post | comentar | favorito

Olá
Também tenho ideia que os gojis sofrem um pouco com o sol forte.

Cá em caso são regados ao pé....e á tardinha.

Cumprs
Augusto
sansoni7 a 20 de Junho de 2013 às 14:29

Alguém pode me informar quanto tempo após germinada a semente o goji começa a produzir frutos?
vicente a 19 de Março de 2014 às 01:01

Se semeares agora na primavera é possivel dar uns poucos ainda no outono. Depois só no verão do proximo ano dará uma quantidade significativa.
Marco Rebelo a 19 de Março de 2014 às 16:32

Boa tarde! Eu tenho uma planta de goji à cerca de 2 anos. Foi semeada, só que durante o 1º ano ela não cresceu muito e este ano é que decidiu crescer. Agora está com 28 cm, tem o tronco muito fino e pares de folhas (as folhas até são granditas). Está num vaso grande e numa zona da casa onde recebe muito calor, mas decidi protegê-la do sol directo porque ela não se dá bem... é normal ainda não ter dado flores nem frutos e ainda não ter engrossado o tronco?
Catarina a 14 de Setembro de 2014 às 13:21

Já tive alguns em vasos mas produziram poucos frutos e acabaram por atrofiar.
Este tipo de plantas cresce bastante e necessita de algum espaço para poder desenvolver a folhagem e as raizes. Logo o local ideal será um quintal por exemplo.
É estranho a tua planta não gostar de sol directo visto que geralmente o sol é um dos factores necessários para estas plantas crescerem e frutificarem. Não esquecendo as regas regulares.

Se tiveres oportunidade retira-a do vaso e coloca-a no quintal ou num jardim. Num sitio com sol ou meia sombra. Além de suportar sol directo os gojis suportam também até neve.

Um Abraço!

É verdade, até tentei fazer de forma gradual, metê-la só a apanhar sol da parte da manhã mas as folhas amareleciam e algumas chegaram a secar... daí no primeiro ano não ter crescido muito. Ela suporta muito bem o calor mas o sol directo parece que não. Eu tenho quintal mas faz parte do apartamento, ou seja, é de todos. tenho medo que depois dêem cabo da planta... Se calhar vou deixá-la crescer mais um pouco e depois transfiro-a para o quintal
Catarina a 14 de Setembro de 2014 às 15:25

Tenho mudas pequenas de goji mas gostaria de te uma ou duas mudas grandes quase que para dar frutos. Onde conseguir? Obrigada.
Elisabet a 6 de Outubro de 2014 às 04:17

Experimenta numa loja de plantas ou num horto. Costuma haver á venda gojis em vasos de vários tamanhos.
Marco Rebelo a 6 de Outubro de 2014 às 13:43


mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

30


últimos comentários
Olá!Não sei se existe alguma espécie verde. As phi...
Gostaria de saber se o phisalis demora pra ficar a...
Olá!Nesta altura do ano ela já não vai crescer mai...
Ola, tudo bem?Tenho um pezinho ainda novinho, mas ...
Eu vivo na região de Aveiro, mais propriamente em ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro