O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Domingo, 4 de Setembro de 2011

Local: Portugal (zona de Aveiro).

 

Foram demolhadas num copo de água várias bagas secas durante aprox. 8 horas para facilitar a remoção das sementes do interior. E depois secas ao ar livre.

Seguidamente semeadas num vaso largo só com terra do quintal ( em meados de Março parece ser a época ideal). Espalhar algumas sementes na terra e cobrir com cuidado com mais uma pequena camada de terrra. Não me parece que seja necessário comprar qualquer tipo de terra especial para plantas para este efeito. Foi regado e exposto o vaso á claridade mas mantido abrigado do vento.

 

As primeiras plantas começaram a nascer passado uma semana.

 

 

 

 

tags:
publicado por Marco Rebelo às 15:55
link do post | favorito

Boas. Tenho um pedaço de terreno com cerca de 5.000 m2, perto das Caldas da Rainha, onde estão várias árvores de fruto e de onde tiro a maioria dos legumes e vegetais que a minha família consome no dia a dia. Cerca de 4 anos atrás fiz uma experiência com Mirtilhos mas, após dois anos em que deram bagas, o meu sogro ao aplicar fertilizante nas árvores de fruto queimou-me os arbustos, secando-os.

Agora estou a pensar em tentar novamente e além de Mirtilhos, estou a pensar em outros arbustos como o de Goji e a Madressilva siberiana "Bagas de Maio. Enquanto os Mirtilhos e as Bagas de Maio serão dispostos, comprando eu os arbustos, os Gojis estava a pensar em semear mas estou em dúvida se não irei já demasiado tarde para o fazer este ano. Será que ainda os posso semear em vasos dispondo-os apenas para o ano? Agradeço desde já a ajuda.

Nelson
Nelson a 18 de Maio de 2013 às 20:27

Olá Nelson
Acho que ainda vais a tempo. Semeia-os num vaso grande e depois quando estiverem grandotes retira-os do vaso com cuidado e planta-os nos lugares definitivos.
O problema de semear os gojis tarde é o de não acabarem por crescer o suficiente para que possam resistir ao frio do inverno. Ainda estamos em Maio e ainda não é tarde.
Um abraço!

Agradecido pela resposta. Hoje vou colocar algumas bagas de molho de modo a retirar melhor as sementes. Já tenho uns garrafões cortados ao meio na vertical com boa terra e composto para amanhã, quando chegar do trabalho, as colocar. Como passo a maior parte do meu tempo junto ao mar é lá que vou tentar os primeiros (espero que não sofram muito com a maresia) e, no fim de semana, vou fazer o mesmo na casa dos meus sogros (cerca de 40 kms para o interior), que é ao lado de onde tenho o terreno e é para onde vão os arbustos depois. Assim poderia equacionar se também se desenvolvem bem aqui perto de Peniche e se posso dispor alguns aqui no pequeno quintal que tenho nesta casa. Ao ler o seu blog fiquei com curiosidade nos Tamarilhos, coisa que vou tentar também.

As Bagas de Maio chegam esta semana, segundo o fornecedor. Colocarei aqui um artigo sobre elas, visto ser algo quase completamente desconhecido em Portugal e difícil de arranjar cá.

Um abraço.
Nelson a 19 de Maio de 2013 às 21:33

Olá!
Sim. Podes deixar informações á cerca da tua experiência com as bagas de maio. Parece ser uma planta interessante.

Apenas uma pequena duvida. Já semeei os gojis mas os vasos devem ficar expostos ao Sol directo ou em zona de sombra mas com bastante claridade?
Nelson a 21 de Maio de 2013 às 18:08

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
21
23
24

25
26
27
28
29
30


últimos comentários
Muito obrigada 😘
Depois dou-te mais alguns
Sabor fantástico! Sem casca é tão doce e divino 😍S...
O araçá é muito comum nos Açores. É cultivado em t...
Olá! Creio o que problema não tem a ver com a poda...
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro