O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 18 de Março de 2013

Produção de gojis na Europa


Após uma pequena investigação pela internet dá para perceber que, tanto a procura como a produção de frutos silvestres na Europa tem crescido nestes últimos anos.

No caso dos gojis, a procura por este fruto tem aumentado assim como o apoio ao seu cultivo em vários paises europeus. Por exemplo na Alemanha e Espanha existem já algumas plantações. 

Em 2012 foi construida a maior plantação de gojis da Europa que fica em Espanha e tem 9 hectares com 40.000 plantas. Foi desde esta altura que começaram a ser comercializadas as bagas de goji frescas vendidas em caixas plásticas de 250 gramas, provavelmente as únicas do mundo já que normalmente se vendem secas.

Além disto, está também em fase de estudo e em colaboração com entidades chinesas uma unidade de secagem especifica para secar gojis. Será a primeira do género na Europa. Tem uma capacidade de secagem de 3 toneladas por hora.

 

 Plantação de gojis algures em Espanha
 
 
Nesta plantação situada em Espanha uma coisa curiosa que se destaca á primeira vista é a utilização de manga plástica preta idêntica aquela que é comum utilizar por exemplo nas plantações de morangos. Tal como sucede com os morangos, esta manga plástica pretende evitar o crescimento de ervas daninhas e evitar o contacto das plantas e dos frutos com o solo. No caso dos gojis presumo que poderá prevenir mais tarde o crescimento de ramos laterais e evita que as raizes não se propaguem tanto. Pode também melhorar a retenção de humidade junto ao solo, levando a um menor consumo de água nas regas. Se esta manga plástica terá mais algum fim especifico além dos enunciados tal é dificil de determinar.
 

 

 

 

 

Terreno acabado de cultivar e um plantador com capacidade de 800 plantas por hora
 
Produção de gojis em Portugal
 
Tal como sucede na Europa, em Portugal começa já a haver incentivos e apoios á produção de gojis. Existem várias organizações que prestam apoios financeiros, formação, etc, a quem pretende iniciar o cultivo deste e de outros tipos de frutos silvestres.

Por agora em Portugal julgo não haver agricultores que cultivem esta planta comercialmente. Mas creio que esta é uma boa oportunidade de investir num fruto novo que apenas a Ásia tem capacidade de produzir, pelo menos por agora. Apesar de me parecer que esta espécie se adapte bem ao nosso clima, ainda é desconhecida á maioria das pessoas, por isso mesmo penso que o mercado nacional será algo limitado. Acho que poderá ter algum sucesso para exportação, tal como sucede no caso de outros frutos de baga como os mirtilos, amoras e framboesas por exemplo.


imagens retiradas de: http://goji-beeren.blog.de/
tags:
publicado por Marco Rebelo às 17:11
link do post | favorito

Tenho uns 50 gojis em vasos para venda 3euros cada alberto 963324489
Anónimo a 26 de Setembro de 2013 às 00:04

Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada para dar fruto.
Anónimo a 2 de Outubro de 2017 às 00:30

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
19
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


últimos comentários
Obrigado pela informação, vou consultar.Abraço
Obrigado!Este blog surge com informações sobre goj...
Olá, Muito bom diadesde já quero felicitar pelo ma...
Muito obrigada 😘
Depois dou-te mais alguns
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro