PODAS DE INVERNO PARTE TRES
A poda dos gojis
Os gojis cresceram bastante em altura durante o ano que passou. Perderam toda a folhagem durante o outono mas agora, por estranho que pareça, começam já a ser visiveis novos rebentos nos ramos. A primavera ainda tarda e este fenómeno fora do vulgar talvez seja causado pelo tempo mais ameno, já que não tem estado muito frio nem tem caído muita geada, pelo menos por agora.
Apesar de estarmos ainda a meio do inverno os gojis começaram já a rebentar.
Antes que as plantas se desenvolvam mais, e para manter o seu crescimento controlado vamos aproveitar para cortar um pouco e reduzir assim alguma altura das mesmas. O ideal seria fazer este trabalho lá mais para Fevereiro mas também já não falta muito e não deve haver problema.
Não sou nenhum especialista em podas de árvores fruteiras e a poda pode ser uma técnica complicada onde é preciso alguma experiência. O nosso objectivo é manter o crescimento das plantas controlado. Cortar aqueles ramos rente ao solo, ramos pequenos, fracos e/ou secos, são operações relativamente simples de realizar. Todos os anos podemos aperfeiçoar esta técnica á medida que as plantas se vão desenvolvendo.
Visto os gojis ainda não terem troncos grossos e não se segurarem sozinhas aproveitamos para colocar novas estacas laterais unidas entre si com cordéis e depois fixando as plantas com atilhos. Além de evitar que partam com o vento, possibilita mais tarde que penduremos alguns objectos para afugentar a habitual praga de pardais.
Esperemos que esta operação traga bons resultados e que a próxima colheita seja pelo menos tão boa como foi a do ano passado.
Para acabar, não esquecer que podemos aproveitar alguns bocados de podas mais lenhosos para propagar novas plantas.