KIWI: COLHEITA
Em Portugal, a região norte é a principal região de produção de kiwis. Calcula-se que graças a novos projectos agrícolas que estão a ser implementados a produção duplique para 44 mil toneladas anuais dentro de 2 anos. Actualmente, o sector exporta mais de 65 por cento do que produz, o que se reflecte numa facturação de cerca de 33 milhões de euros. O kiwi português é considerado lá fora como um dos melhores do mundo.
A colheita destes kiwis é feita desde os finais de Outubro até Dezembro, dependendo do índice de maturação do kiwi.
Por estarmos na época de colheita dos kiwis fomos dar uma espreitadela á ramada de kiwis que a Ana Santos tem em casa. Ela partilhou umas fotos e diz o seguinte:
"A melhor altura para a apanha do kiwi é durante este mês, quando as folhas começam a cair e o frio a apertar. Não temos necessáriamente de os apanhar todos de uma vez, podemos começar por aqueles que são maiores e apresentam um caule mais escuro e/ou mais seco. Se houver kiwi em grandes quantidades convém guardá-los num local escuro e fresco bem espalhados, e algum que se queira comer podemos juntar a outras frutas na fruteira, que eles amadurecem muito mais rápido. Quanto à altura para a poda, convém deixar a folha cair quase toda, normalmente ronda as vésperas do natal, ou seja o mês de Dezembro."
Ana Santos
Contêm duas vezes mais vitamina C que a laranja; apresenta um índice de nutrição de 16; excelente fonte de magnésio; fonte nutricional em fibras dietéticas; excelente fonte de betacaroteno e de aminoácidos e muito rico em potássio, um mineral vital para o nosso organismo, cuja deficiência pode produzir problemas de tensão arterial, depressão, stress e disfunções digestivas. Em termos dietéticos e comparativamente ao limão, é seis vezes mais rico em vitaminas, sendo ainda relativamente à maçã, 4 vezes mais rico em potássio e fósforo e 10 vezes mais rico em cálcio.
Para o consumo ao natural, descasca-se e come-se a polpa. É aconselhável cortar o fruto somente no momento do consumo, para evitar oxidações e, consequentemente, perdas do valor nutritivo.
O Kiwi é um fruto particularmente indicado para o pequeno-almoço, assim como, também ao almoço e ao jantar, a refeição pode ser concluída com este fruto quer pelo seu especial valor nutritivo quer como alternativa aos frutos em que geral se recorre.
O Kiwi é um tesouro de vitaminas e minerais, sendo o mais denso em nutrientes dos 27 frutos mais populares no mundo.