GOJI: Lycium barbarum
Já não há muito a dizer sobre esta espécie (Lycium barbarum). A par com a "Lycium chinense", são as duas únicas espécies cultivadas pela suas qualidades e maior quantidade de frutos.
Lycium barbarum
Também conhecida por "Chinese Boxthorn" esta espécie é originária da Ásia nomeadamente da China e encontra-se actualmente espalhada praticamente por todo o mundo. É cultivada maioritariamente no norte da China. A Turquia e a India também a cultivam. Ao contrário do que se diz, esta planta não se cultiva nos Himalaias nem no Tibete.
Pode atingir entre 1 a 3 metros de altura. As flores são de cor rosada e lilás. Esta espécie destaca-se das outras pelo grande comprimento da folha que pode atingir até 7 cms. É normal o aparecimento de alguns espinhos ao longo dos ramos. O fruto, as conhecidas bagas de goji, são de cor laranja e vermelhas quando maduras. Têm formato ovolóide e tamanho de 1-2 cms e cada baga possui no seu interior entre 10 a 60 minúsculas sementes.
Tem uma larga tradição na medicina natural oriental que remonta há vários milhares de anos. Além disso o uso dos frutos, das folhas e das raizes é comum na preparação de chás e infusões e na confecção de pratos culinários em vários paises asiáticos.
Fonte: internet, wikipédia