Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

22
Nov12

KIWI: COLHEITA

Marco Rebelo

Em Portugal, a região norte é a principal região de produção de kiwis. Calcula-se que graças a novos projectos agrícolas que estão a ser implementados a produção duplique para 44 mil toneladas anuais dentro de 2 anos. Actualmente, o sector exporta mais de 65 por cento do que produz, o que se reflecte numa facturação de cerca de 33 milhões de euros. O kiwi português é considerado lá fora como um dos melhores do mundo.

A colheita destes kiwis é feita desde os finais de Outubro até Dezembro, dependendo do índice de maturação do kiwi.

 

 

Por estarmos na época de colheita dos kiwis fomos dar uma espreitadela á ramada de kiwis que a Ana Santos tem em casa. Ela partilhou umas fotos e diz o seguinte:

 

"A melhor altura para a apanha do kiwi é durante este mês, quando as folhas começam a cair e o frio a apertar. Não temos necessáriamente de os apanhar todos de uma vez, podemos começar por aqueles que são maiores e apresentam um caule mais escuro e/ou mais seco. Se houver kiwi em grandes quantidades convém guardá-los num local escuro e fresco bem espalhados, e algum que se queira comer podemos juntar a outras frutas na fruteira, que eles amadurecem muito mais rápido. Quanto à altura para a poda, convém deixar a folha cair quase toda, normalmente ronda as vésperas do natal, ou seja o mês de Dezembro."

 

Ana Santos

 

 
Informação Nutricional
 

Contêm duas vezes mais vitamina C que a laranja; apresenta um índice de nutrição de 16; excelente fonte de magnésio; fonte nutricional em fibras dietéticas; excelente fonte de betacaroteno e de aminoácidos e muito rico em potássio, um mineral vital para o nosso organismo, cuja deficiência pode produzir problemas de tensão arterial, depressão, stress e disfunções digestivas. Em termos dietéticos e comparativamente ao limão, é seis vezes mais rico em vitaminas, sendo ainda relativamente à maçã, 4 vezes mais rico em potássio e fósforo e 10 vezes mais rico em cálcio.

 

Para o consumo ao natural, descasca-se e come-se a polpa. É aconselhável cortar o fruto somente no momento do consumo, para evitar oxidações e, consequentemente, perdas do valor nutritivo.

O Kiwi é um fruto particularmente indicado para o pequeno-almoço, assim como, também ao almoço e ao jantar, a refeição pode ser concluída com este fruto quer pelo seu especial valor nutritivo quer como alternativa aos frutos em que geral se recorre.

O Kiwi é um tesouro de vitaminas e minerais, sendo o mais denso em nutrientes dos 27 frutos mais populares no mundo.

 

Já temos kiwis para o pospasto.
 
Fontes de informação: http://hortinet.info e http://www.kiwicoop.com

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D