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BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

02
Set11

UTILIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

Marco Rebelo

As bagas são vendidas secas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a iogurtes, cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas ou de vegetais, batidos, massa de pão ou bolos, ou outro alimento, como qualquer outra fruta seca.

Também podem ser demolhadas e rehidratadas, para obter uma consistência próxima da original. Outra sugestão é uma infusão de bagas goji como calmante (um punhado delas numa caneca com água quente).

As gojis podem ser consumidas por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo grávidas. Como são muito saborosas, são facilmente apreciadas. Apesar de se poder consumir à vontade, a dose ideal é de cerca de uma mão cheia (20g-40g) por dia.

As bagas são um alimento prático para levar para o lanche no emprego ou na escola, e uma excelente forma de ingerir mais fruta.

Para melhor conservar as suas propriedades deve guardá-las em local fresco e seco, em pacote ou frasco bem fechado.

 

02
Set11

ANALISE NUTRICIONAL

Marco Rebelo

Análise nutricional (por 100g):

 

Calorias: 1487 KJ / 360 kcal

Proteínas: 12.20 g

Hidratos de carbono: 57.82 g

Lípidos: 7.14 g

Fibras: 7.79 g

Cálcio : 112 mg (14% da DDR)   

Ferro: 9 mg  (64.3% da DDR)      

Fósforo: 203 mg  (29% da DDR) 

Zinco: 2 mg

Selénio: 50 mcg

Potássio: 1.132 mg

Vitamina B2: 1,3 mg

 

02
Set11

PROPRIEDADES

Marco Rebelo

Pesquisas demonstram que provavelmente é a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. A ver:

  • Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida. Alto teor em fibra (10%).
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • Contém beta-sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Contém fisalina, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
  • Contém betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.
02
Set11

ASPECTO

Marco Rebelo

Arbusto trepador, que também pode crescer em dunas. Flores violeta e com bagas vermelhas que depois de secas se assemelham muito ás uvas passas.

A planta aguenta bem temperaturas altas e invernos muito frios.

A folhagem cai apartir de Outubro e torna a ganhar novos rebentos na Primavera (apartir de Março). Durante este periodo a planta entra num estado de dormência que é tipo de “hibernação” nas plantas.

 

Cultivo dos Gojis na região de Ningxia (China).

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