GOJI: A PRAGA DAS RAIZES PROPAGANTES
Depois das lagartas, do pulgão e dos pardais, a próxima praga que agora se verifica é... os próprios gojis. É verdade! Os gojis podem tornar-se numa praga por si só. É mais uma prova que os gojis se dão bem em Portugal, bem demais até...
Verifica-se que cada pé desta espécie, além de produzir espontaneamente novos rebentos na base do tronco, tem a capacidade de produzir raizes bastante compridas que podem estender-se a alguma distância (1-2 metros) da planta-mãe, acabando posteriormente por brotar, criando assim novos "filhos".
Com o passar do tempo estas novas plantas vão crescer e criar ainda muitas mais. Para evitar que invadam o espaço de outras espécies há que controlar o seu crescimento, para isso bastando limpar o espaço limítrofe das plantas-mãe.
Por outro lado pode ser uma nova forma de propagação da planta já que estes novos “filhos" podem ser separados na época de crescimento e transplantados para outros locais.
Ficam umas fotos ilustrativas tiradas pela nossa amiga habitual Ana Santos. Parece que ultimamente ela tem andado a fazer uma limpeza de gojis para evitar que estes tomem conta do seu quintal, e parece que são ás dezenas...
Arranca essas ervas daninhas todas Ana!