NOTICIAS: ESTUDO DA NESTLÉ
Estudo revela que o consumo de Bagas de Goji no leite pode fortalecer o sistema imunológico dos idosos
Os idosos que consomem as Bagas de Goji numa fórmula láctea podem fortalecer a sua capacidade de combater determinadas infeções, de acordo com um novo estudo desenvolvido pela Nestlé.
Os cientistas da empresa na Suíça e na China investigaram um grupo de pessoas chinesas saudáveis, com idades entre 65-70, se um suplemento diário de "lacto-wolfberry" (Bagas de Goji numa fórmula láctea) aumentaria a sua resposta imunitária a uma vacina contra a gripe sazonal.
O estudo, publicado na revista científica “Rejuvenation Research”, acredita-se ser o maior ensaio clínico randomizado controlado para avaliar o efeito de suplementos de Bagas de Goji sobre a resposta imunitária desta população.
Daqui resulta uma pesquisa mais adiantada publicada, realizada por cientistas da Nestlé, em lacto-wolfberry, uma mistura patenteada da empresa de proteínas lácteas e Bagas de Goji. Este estudo, realizado em colaboração com a Hong Kong Polytechnic University, descobriu que lacto-wolfberry tem ativado os antioxidantes naturais do fruto para ser mais facilmente disponível para o organismo após a ingestão.
"Acreditamos que este se poderia traduzir num benefício clínico, por exemplo, na redução da taxa de infeções respiratórias." Dr. Karine Vidal, cientista do Nestlé Research Center, na Suíça.
Resposta á vacinação: resultados
A Metade das 150 pessoas que participaram no estudo mais recente foi dada lacto-wolfberry numa sopa quente todos os dias durante três meses. À outra metade - o grupo controle - foi dado um tratamento simulado.
No dia 30 do estudo, todos os participantes receberam uma vacina contra a gripe sazonal.
Os cientistas mediram o nível de anticorpos específicos da gripe em cada participante, antes e depois da vacinação.
Os resultados mostraram que, apesar de todos os participantes terem aumentado os níveis de anticorpos específicos da gripe após a vacinação, aqueles que tinham consumido lacto-wolfberry tiveram maior aumento destes anticorpos do que os do grupo de controle que não consumiram.
Artigo tirado de: http://www.nestle.pt/empresa/Media/NewsAndFeatures/Pages/EstudoLacto-wolfberry.aspx