MARACUJÁ ROXO (Passiflora edulis Sims)
Cheguei a ter vários pés destes no quintal há muitos anos atrás, era eu ainda criança. Mas com o passar dos anos acabaram todos por morrer e não voltei a ter. No ano passado deram-me um novo pé desta variedade roxa. É uma fruta de que gosto bastante. Apanhada bem madura, depois de cortados os frutos ao meio e retirado o interior para um copo, adicionado algum açucar se necessário e depois levar ao frio algum tempo. Ou podemos usar uma centrifugadora e depois combinar com citrinos: laranjas, tangerinas, etc.
Existem mais de 530 espécies de maracujá, algumas delas, as comestiveis, distinguem-se facilmente pela cor dos frutos quando maduros que podem ser amarelo, roxo, avermelhado, etc. Aquela que sem dúvida é mais comum no nosso país é a de casca roxa. Esta é mais uma das espécies originária dos países da américa do sul (Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela) que se desenvolve bem em climas mais frios e que se dão bastante bem no nosso país.
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Passifloraceae
Género: Passiflora
Espécie: P. edulis
É uma planta trepadeira, sub lenhosa, de crescimento vigoroso continuo; sistema radicular é pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgão de sustentação) gema florífera e gema vegetativa (origina rama) na axila da folha.
Entra em floração com 4-5 meses de vida. A flor é hermafrodita com estigmas localizados acima das anteras (dificultando a polinização). As flores do maracujá inspiraram poetas, prosadores e historiadores, que viram nelas simbolizada a paixão de Jesus Cristo. Em inglês, esta fruta chama-se passion fruit (fruta da paixão), nome atribuído por missionários espanhóis ao verem a flor durante as festividades da Páscoa. Os franceses deram-lhe também o mesmo nome, fruit de la passion.
O fruto - o maracujá - tem formato variado, globoso, ovóide oblongo, piríforme, peso entre 30 a 300g, 9 cm de diâmetro e cor roxa. Quando está maduro o fruto desprende-se, cai ao chão e é nesta altura que poderá ser colhido. A polpa do fruto, de cor amarela à laranja, envolve sementes numerosas, ovais, pretas. O fruto murcha após 6 dias de caído. O sumo do fruto tem acidez média e sabor e aroma agradáveis. É rico em vitaminas e possui propriedades sedativas.
O maracujá adapta-se a solos arenosos, limo-arenosos e argiloso-calcários. Prefere solos férteis com boa quantidade de húmus e profundos com pH entre 5,4 e 6,8. Todas as variedades florescem durante o Verão.
É cultivado sobretudo para fabrico de sumos mas pode igualmente ser utilizado na confecção de gelados, compotas, geleias, iogurtes e cocktails.
A propagação desta espécie é feita através de sementes.