O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Terça-feira, 5 de Junho de 2012

Depois de um fim-de-semana "culinário" e de um bolinho de anona que caiu que nem "ginjas" com uma chávena de chá, aproveitamos para continuar a falar da situação das experiências em curso com as anonas.

As sementes para esta experiência foram retiradas de frutos comprados, originários da ilha da Madeira. A maioria destes frutos que vemos á venda no comércio são originários da Madeira e de Espanha. Foram semeadas em recipientes no inicio da primavera. Foi usado substrato orgânico misturado com alguma areia branca para facilitar a drenagem da água e colocadas em sitio abrigado mas com muita luz. Têm uma casca dura e demoraram quase 2 meses a germinar.

Dizem que a árvore, que também se poderá obter por enxertia demora cerca de 7 anos para começar a frutificar por isso é melhor começar quanto antes.{#emotions_dlg.bunny}

 

 

Em termos nutricionais, a anona é uma fruta tropical bastante completa, sendo rica em água e vitamina C e vitaminas do grupo B; possui ainda cálcio, fósforo, ferro e potássio e hidratos de carbono (especialmente a frutose). Tal como o tamarilho, dizem que a anona é boa para combater o mau colesterol.

 

 
Em estado mais avançado de desenvolvimento encontram-se as anonas da minha querida Ana Santos. Também ela adepta destas experiências com plantas, facultou-nos uma foto de algumas das suas anonas. A foto permite-nos ter uma ideia geral do aspecto deste tipo de plantas germinadas com 2 meses. Muito brevemente iremos ter novidades de mais plantas da Ana, concretamente sobre os gojis.
 
tags:
publicado por Marco Rebelo às 15:44
link do post | favorito

Ola amigos, li quase todos os vossos coments sobre a anoneira. Sou do Algarve, do Concelho de Tavira, e o meu interesse reside em agricultura organica e biologica, talvez por ser vegetariano e nunca ter tido uma doença. Bem, tenho varios terrenos a 7 kms do litoral, e estou a fazer ensaios praticos com diversas arvores fruteiras e subtropicais, alem de ervas aromaticas para culinaria e fitoterapia. Tenho muitissimas ideias sobre plantio em semente ou estaquia. Por exemplo amanha inicio a deita em terra de vaso tapado com plastico envolvente e perfurado para arejamento, umas dezenas de sementes de anonas. Vou dando noticias em breve de minhas iniciativas.
com desejo de frutificaçao de vossas melhores intençoes no plantio destas magnificas arvores.
Jacinto Pereira
Anónimo a 22 de Dezembro de 2015 às 17:32

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

18
19
21
22
23

24
25
27
29
30


últimos comentários
Em principio sim. Daqui a pouco tempo começa a flo...
Tenho uma goji já grande será que vai dar fruto pl...
Meu procedimento foi o seguinte, retirei as sement...
Olá boa tarde!A maneira mais rápida e eficaz será ...
Boas,Plantei 2 goji´s há cerca de um ano e num ano...
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro