O TAMARILHO QUE FAZ BEM Á SAÚDE
O pé de tamarilho cá de casa está a desenvolver-se bem. Deve ter mais ou menos um ano e tem já cerca de 1 metro de altura. No inverno foi protegido com um plástico por causa das geadas, mas mesmo assim as noites em que os termómetros rondaram os zero graus foram quase fatais provocando queimaduras nas folhas. Aparentemente ficou morto, as folhas queimaram todas e secaram, mais tarde acabaram por cair, ficando apenas o tronco ao alto.
Entretanto chegou a primavera e surpresa, apareceram novos rebentos no tamarilho que parecia morto.
Foram cortados alguns desses rebentos, principalmente aqueles que se encontravam ao nível do solo. Estes rebentos podem ser aproveitados para propagar a planta. É uma boa alternativa em relação ás sementes porque os rebentos crescem mais depressa e não temos de esperar que as sementes germinem.
Já se começam a ver aquilo que parecem ser flores em alguns dos rebentos do tamarilho. Pode ser que ainda dê frutos este ano.
O tamarilho é um fruto que pode ajudar a controlar o colesterol. Rico em vitamina A, é indicado para quem sofre de problemas de colesterol elevado. Para isso basta comer alguns tamarilhos por dia. É claro que não dispensa a visita ao médico de vez em quando.