O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Terça-feira, 15 de Maio de 2012

A primavera prossegue e os seus efeitos são visíveis por todo o lado. Árvores vestidas com folhagens novas, campos e jardins cheios de flores de todas as cores. 

 

Algumas sementes que foram semeadas no inicio desta primavera começam agora a germinar. Entre elas, as sementes de araçá. No Brasil existem dezenas de variedades diferentes que se distinguem principalmente pela cor dos frutos. As que semeei são de araçá da espécie vermelha ou rosa, é difícil dizer ao certo. As sementes são muito duras e demoraram cerca de 2 meses até germinar. Estas foram retiradas de alguns frutos que me tinham sido dados o ano passado, frutos nascidos cá em Portugal. Também me tinham dado alguns pés que coloquei em vasos mas não conseguiram pegar e acabaram por secar. Talvez por causa do frio que ainda se fazia sentir na altura.

Outra espécie que começa agora a nascer é a granadilha. Foram semeadas algumas sementes, uma delas germinou muito cedo e as outras só agora começam a romper a terra. Esta é uma espécie que não tenho bem a certeza se irá alguma vez dar fruto porque nunca vi nenhuma, não sei se o clima em Portugal será propicio. Mas como diz o ditado: “Experimentar não custa”.

 

 
 
 
publicado por Marco Rebelo às 17:08
link do post | comentar | favorito

Olá novamente. Por acaso tem algum facebook ou email directo para trocar mensagens? Não me d´tanto jeito vir sempre vir aqui ver as mensagens.

Tenho algumas duvidas.

Alem das bagas que semeei directamente sem extrair semente )será que fizbem?) mandei vir da internetsementes. Uma coisinha preta minuscul. Hoje semiei em vasinhos, mas as sementes são tão pequeninas que até custa a crer que saia dali alguma coisa. Será qye tanto duma como da outra vão nascer ali gojis? Acho que li que são uns 10 dias até germinar. Ainda faltam alguns dias para confirmar.

asminhasbagas a 28 de Maio de 2012 às 22:00

É conveniente retirar primeiro as sementes do interior das bagas e só depois semeá-las porque mais tarde é mais simples separá-las e transplantá-las.
Adquirir sementes pela internet só em último recurso. São caras e há sempre o risco de julgarmos que estamos a semear uma coisa que afinal poderá não o ser. No caso dos gojis basta comprar um saco de bagas secas num supermercado (intermarché por exemplo), e aproveitar as sementes. Estas são muito parecidas ás sementes de tomate mas muito mais pequenas. Há uma foto que tirei que está no post: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/2691.html

Em relação ao contacto, há um email no blog, na coluna onde diz "contacto" e que é o seguinte: marcorebelo10@sapo.pt
Pode colocar questões, dar sugestões, etc. Não sou nenhum especialista desta área mas gosto de partilhar informação e aprender sempre mais alguma coisa ao mesmo tempo.
Obrigado!


mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


últimos comentários
Olá!Pelo que sei convém enxertar para produzir fru...
Como muitos de vocês tenho uma anona com cerca de ...
Olá, alguém sabe quais os passos a seguir para des...
Olá CarlosPor experiencia própria sei que os parda...
Olá boa tarde, tenho cerca de 100 pés de goji e es...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro