O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 17 de Março de 2014

Com o aproximar da primavera é tempo de arregaçar as mangas e dar inicio aos trabalhos na nossa horta. Trabalhar no quintal ou no jardim e “mexer” na terra pode ser uma actividade compensatória, além de relaxante.
Altura certa para fazer sementeiras, para fazer uma limpeza nos terrenos e jardins, retirar ervas daninhas, estrumar e adubar quase todas as plantas mesmo aquelas que se encontram em vasos e floreiras.

Março é o mês ideal para plantar uma das espécies mais saborosas e saudáveis: os morangos. Os morangos podem ser plantados em várias alturas do ano, dependendo da espécie.
Tal como acontece com outras plantas horticulas, os morangos precisam de algum frio no inverno para poderem frutificar convenientemente no verão.
Os pés de morangueiro existentes cá em casa têm já vários anos e como tal está na altura de os renovar por outros novos.
Assim, foram comprados cerca de três molhos de morangueiros da espécie “diamante”. É uma espécie capaz de produzir durante todo o verão e parte do outono.
Podem ser adquiridos numa loja de plantas ou num horto. Cada molho trás cerca de 20 pés e pode custar entre 3 a 4 euros. Foram usadas floreiras, que além de serem práticas permitem mais tarde manter os frutos suspensos livres de humidade, lesmas e insectos. Como sempre foi usada terra solta do quintal misturada com turfa e algum estrume. Depois é só regar e esperar. Adubar quando começarem a crescer e voltar a adubar no inicio do verão.


Boas plantações! Boas sementeiras! Bons morangos!

 

Ter morangos em jardineiras pode ser mais prático porque os frutos ficam sempre á mão
 

Ter um cão de guarda vai dar jeito para mais tarde espantar os melros comedores de morangos. Não é preciso ser um cão muito grande... {#emotions_dlg.sarcastic}

tags:
publicado por Marco Rebelo às 18:20
link do post | comentar | | | favorito

Olá

Olha mais um adepto de morangueiros em floreiras. :-)
Eu para evitar que os morangos contactem com a terra e uma vez que nem todos vão ficar suspensos nas floreiras, cobri a terra com «fitas de madeira». Protege os morangos e a terra, evitando que ela seque mais rapidamnte.

Também andei a arranjar a minha plantação, já que no ano passado foi toda renovada e poucos frutos deu. Já plantei cerca de 16 novas plantas, algumas delas da variedade diamante. No próximo fim de semana, o meu «amigo dos tomateiros» terá mais 20 pés, prontos a irem para a terra....

Vamos ver o que nos reserva a produção deste ano.


Falemos agora de gojis:
No ano passado, umas das pragas que não foi fácil de controlar foi o piolho. Desta vez, em Dezembro comprei, no Leroy Merlin, umas capsulas que se metem na terra em volta da planta e que adubam e têm propiedades insecticidas. Para já está a resultar.

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 21 de Março de 2014 às 09:22

Olá!

Só agora encontrei este blog e adorei. Eu e o meu namorado também estamos a iniciar a nossa pequena horta e estufa. No caso dos morangos tenho uma questão, qual o fertilizante que utilizam? E quando aparecem lesmas e esse tipo de insectos há algum produto especifico que use?

Obrigada :)
Sandra Pinto a 23 de Abril de 2014 às 11:00

Olá!
Basta um pouco de adubo "azul" apropriado para horticulas. Um pouco na primavera e mais um pouco no verão.
Existem alguns venenos granulados que se vendem nas drogarias para lesmas e caracóis mas o habitual é o uso de plástico preto, técnica chamada também por "mulching".

Um abraço!

Agradeço a informação,
Cumps
Sandra Pinto a 23 de Abril de 2014 às 18:40

Grande ideia, mas a cobertura da terra com plástico ajuda a manter a humidade e a que não apareçam raizes.
Pulseiras elásticos a 14 de Julho de 2014 às 23:27


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro