O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 2 de Abril de 2012

Um fruto que nunca me tinha chamado muito á atenção, apesar de o ver frequentemente á venda nos supermercados foi a anona. Sendo um fruto tropical é cultivado maioritariamente na américa do sul mas comprei algumas e verifiquei que estas até eram da Madeira. Sabia que a Madeira cultivava as conhecidas bananas, mas anonas desconhecia completamente. Parece que a Madeira tem uma produção que ronda as 850 toneladas anuais. Mais uma razão para experimentar esta fruta. Tem uma casca verde, uma polpa branca sumarenta e mole com sementes escuras grandes. Come-se simplesmente depois de descascada. Tem um sabor caracteristico e agradável e é bastante doce.

Há mais frutas boas além das nossas bem conhecidas laranjas e maçãs. Esta é uma delas. Vale a pena experimentar.

Tenho reparado que se vendem anoneiras em lojas de plantas. No futuro, semear uma destas árvores pode ser mais um desafio.

 

  
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Magnoliales
Familia: Annonaceae
Género: Annona
 
Existe uma grande variedade de espécies de anona. Por exemplo são também vulgarmente designadas anoneiras as espécies, do género Annona, A. cherimola, A. glabra, A. muricata e A. Squamosa, entre outras.
 

Distribuição e Habitat: Originária do Peru e do Equador. Na ilha da Madeira esta árvore de fruta é cultivada há muitos anos. Aparentemente a primeira árvore conhecida na ilha teve origem nas sementes de um fruto trazido do Brasil. Neste país também é conhecida como graviola e fruta-do-conde. No Funchal e arredores é possível observá-la no estado subespontâneo.

 

Descrição: A anoneira é uma árvore de origem tropical, que pode atingir 10 m de altura, de tronco cilíndrico, com casca grossa e lisa ou com ranhuras pouco aparentes e de cor verde acinzentada. De ramos densos e folhas de 10 a 25 cm de comprimento, ovais ou elípticas, sedosas. As flores são solitárias ou reunidas em pequenos grupos de 2 a 4, hermafroditas, aromáticas, com 2,5 cm de comprimento. O fruto, a anona, pode ser cordiforme, cónico ou irregular, com a epiderme reticulada lisa ou com pequenas protuberâncias, de cor verde clara. A polpa é branca, cremosa, sumarenta e com elevado valor alimentício.

 

Observações: Época de floração em geral de Maio a Julho.

 

 

Sementes de anona
 

A anona é um fruto muito apreciado pelos madeirenses e também pelos turistas que diariamente se deparam com cabazes deste fruto espalhado pelo mercado do Funchal. Tal é já o conhecimento deste fruto pelos turistas que nos hoteis costumam pedir esta delícia para iniciar o dia com anona ao pequeno almoço.

Com aspeto límpido e verde, convida facilmente à prova e quem o faz, raramente esquece tão apetecível sabor. A anona além de servir como sobremesa ao natural, pode ainda ser apreciada em bolos, pudins e licores. Anualmente na Madeira, no mês de Fevereiro ou Março, mais propriamente no Faial, concelho de Santana comemora-se este fruto com uma festa em sua homenagem.

 

Este maravilhoso fruto de casca verde, com formato escamoso, tem inúmeras propriedades para a saúde. De salientar que cada vez mais se atribui às folhas da anoneira poderes também muito benéficos para o tratamento de algumas doenças e começa já a ser utilizada na medicina alternativa. O sumo da anona é ainda benéfico para combater o mau colesterol e há quem acredite que ajuda no combate de doenças oncológicas.

 

anoneira
 

Devido ao seu porte de pequena dimensão, poderá ser plantada mesmo num curto espaço de jardim.

O solo favorável deverá ser bem drenado e com uma boa dose de matéria orgânica.

Dá-se bem em climas tropicais, subtropicais e tropicais de altitude.

O plantio deve ser efecuado em períodos bastante chuvosos. Poderá utilizar a semente de uma anona, que depois de seca será lançada à terra e com sorte nascerá uma planta pronta a dar fruto em quatro anos.

 

Excertos tirados de:

 

http://www.semstress.com

http://www.lifecooler.com

http://sms-madeira-8c.blogspot.pt

Wikipédia
tags:
publicado por gojiberries às 17:41
link do post | comentar | | | favorito

Viva
Há um ou dois anos, deram-me umas sementes de anona. Sequei e lancei á terra...germinaram todas. Dei as plantas e fiquei com uma que impedi de crescer com cerca de 1.80 metros. No Inverno as folhas caem e neste momento começou a lançar rebentos. Não sei se dará fruto, mas em Portugal Continental há regiões onde a anona se dá; o Algarve é uma dessas zonas e o nosso Presidente da Republica até é produtor dete fruto.

Força aí nessa sementeira!
Sansoni7 a 2 de Abril de 2012 às 19:10

Vivo perto de Braga, costumo passar a um terreno onde existe uma anoneira com cerca de 2,5 metros de altura. Acha que se comprar esse fruto no supermercado, secar a semente durante um ano. A própria brotará?

Aguardo comentário
Helder a 5 de Abril de 2012 às 23:57

Viva
A m inha experiência diz que sim...e com facilidade.

Tenta e dep ;-)ois diz alguma coisa.
Sansoni7 a 6 de Abril de 2012 às 15:02

Ainda estamos em fase de experiências. Acho que bastará secar as sementes apenas durante alguns dias e semear. Dá noticias. Também daremos se tivermos progressos sobre isso.
gojiberries a 6 de Abril de 2012 às 17:19

Viva, boa noite!

Anonas.

Morei na Madeira nas décadas de 80 e 90 , a minha esposa é madeirense e ambos somos fãs de anonas, a minha filha, agora com 8 anos, já é também uma anonívera.

Plantámos algumas anoneiras em Vila Nova de Milfontes na década de 80, escolhidas com critério, da zona do Faial da Madeira, por ser uma zona mais fria, mas curiosamente também a melhor zona de anonas da Madeira. Passados estes anos todos o que tenho para a contar são sacos e sacos de soberbas anonas que colhemos em Novembro e Dezembro. Quanto ao sabor, textura e tamanho ficam sempre com muito bom aspeto e sabor. Penso que o nosso tempo menos húmido e mais frio adoça a fruta. Não é à toa que a anona se dá melhor no Norte da Ilha onde o tempo é bem mais frio. Aliás, trata-se de uma árvore que precisa do Inverno para dar fruto, razão pela qual se dá tão bem por cá.

Recentemente plantei 6 anoneiras no Montijo a partir das sementes e transplantação de anonas de Milfontes, vai ser uma longa espera, pois estão ainda pequenas, mas estou certo que vai valer a pena.

Estou também a fazer criação de pequenas e tenho imensas (não é preciso secar as sementes, devem apenas ser retirados com cuidado com uma colher).

As anonas espanholas que se vendem nos hipermercados e lojas de rua são uma espécie de logro e bela maneira de alguém pensar que uma fruta sem jeito, o que é uma pena.

At. P Soares

P Soares a 3 de Outubro de 2012 às 23:58

Olá
Já agora, que tempo demora a planta a dar fruto?
Obrigado
Cumprs
Sansoni7 a 4 de Outubro de 2012 às 07:42

As nossas anoneiras precisaram de muita paciência,deram algumas anonas todos os anos ao fim de 2 ou 3 anos, mas precisaram de uns 10 anos..

Devo dizer que também é verdade que não eram regadas como deve de ser, pois só lá íamos nas férias.

Penso que com rega adequada e bem acompanhadas 2 a 3 anos já darão frutos. Na madeira é essa a experiência.

As minhas anoneiras do Montijo estão em experiência, tenho algumas que nasceram em Milfontes o ano passado e as restantes foram plantadas este ano. De sementes madeirenses e das anonas de Milfontes.

Em resumo diria: 3 anos, mas se o clima ou outra situação diferente entrar em contrariedade, poderá levar muitos anos.

Por exemplo, tivemos 4 laranjeiras em Milfontes durante 5 anos que nunca deram laranjas, arrancámos e plantámos no interior do Alentejo, onde o clima é muito mais agreste, e no ano seguinte tinham mais 1 metro e deram laranjas. dão laranjas até hoje.

at.p soares
P Soares a 7 de Outubro de 2012 às 21:06

Boa noite.
Poderia enviar-me algumas sementes para eu plantar no meu quintal?
Muito agradeçido.
Jorge
Jorge a 6 de Fevereiro de 2013 às 22:03

Olá!
Basta comprar uma anona num supermercado. Encontram-se á venda com facilidade.
É mais rápido e ficas com um monte de sementes que podes semear na primavera.
gojiberries a 6 de Fevereiro de 2013 às 22:39

Viva.
Sera que nao poderias arranjar ou vender umas sementinhas? eu pagaria-te os portes.
Gostava de experimentar as anonas..

Deixo o meu email..

Abraço,
César Moreira
cesarfamoreira@hotmail.com
César Moreira a 15 de Novembro de 2012 às 16:20


Amigo Sr. Soares

Sou Madeirense e fico contente por saber que tb se produz por essas terras.
Contudo aconselhava a fazer enxerto em vez de esperar os 4/5 anos pelos 1ºs frutos.
Se for de enxertia no ano seguinte poderá dar algumas anonas.
Tente já que as tem em produção em Mil Fontes traga alguns galhos e enxerte no Montijo ou outra parte entre os meses de Maio a Setembro. Abraço e boa sorte
fernando a 3 de Novembro de 2013 às 20:25

Olá Helder,
Em breve poderei responder com mais precisão à tua dúvida/questão.
Para já posso dizer que semeei 15 sementes de anona comprada.
Fiz duas experiências: 1ª) sequei metade das sementes durante 1 dia à sombra e semeei logo, isto porque li que as sementes não se podiam secar; 2ª) sequei as outras por uma semana e semeei logo de seguida; (semeei sem guardar as sementes de um ano para o outro), isto porque também li que se podia semear em qualquer altura do ano.
Para já posso dizer que elas estao todas a grelar e é possível que nasçam todas.
Assim que estiverem cá fora falarei mais no assunto.
Ana Santos a 6 de Abril de 2012 às 22:26

Quando eu fiz a sementeira, as sementes foram secas previamente ao sol e por um periodos de 4 a 5 dias. Germinaram todas. :-)
Sansoni7 a 6 de Abril de 2012 às 23:20

bom dia,
Em janeiro de 2011 semeei umas sementes em vasos pequenos e passado uns meses tinha 5 pequenas árvores de anonas. Coloquei-as todas na terra. Uma delas começou a crescer mais depressa que as outras 4, chegando a atingir 50 cm.
Este ano devido a grande seca, todas as minhas árvores secaram, apesar de as regar com alguma frequência mas não consegui salvá-las.
Há 2 meses semeei mais umas sementes e esta semana verifiquei que já tinha 4 árvoresinhas lindas. Espero desta vez conseguir evitar o que aconteceu as anteriores e ter daqui uns anitos umas frutas lindas e saborosas.
Cumps
fernando costa a 30 de Junho de 2012 às 11:22

Ainda não tenho certeza sobre se a produção de anonas será a mesma, tanto em árvores semeadas por semente, tanto em árvores deste tipo enxertadas. Sabes de alguma coisa concreta sobre se haverá grandes diferenças de produção entre estes dois tipos de propagação?
gojiberries a 30 de Junho de 2012 às 13:50

A flor da minha anona.....creio eu

[IMG]http://i234.photobucket.com/albums/ee288/Sansoni7/DSCN4655.jpg[/IMG]
sansoni7 a 7 de Julho de 2012 às 22:39

Olá,
Se isso for realmente flor e der fruto, depois vou querer na devida altura um rebento para enxertar as minhas anonas pode ser? :)
Ana Santos a 10 de Julho de 2012 às 15:49

Obviamente.

Eu vou dando notícias.
sansoni7 a 10 de Julho de 2012 às 21:26

boas noites

sou de santa maria da feira muito perto do porto para quem nao conhece, alguem me sabe dizer se anona,goiava,goji,mamao se dao aqui, como a geadas de inverno tenho duvidas
obrigada
cagcosta@gmail.com
beto a 25 de Julho de 2012 às 00:44

Olá!
Quanto ao goji, podes semear que creio que terás bons resultados. Falo por mim que tenho alguns pés com frutos e por pessoas que conheço. Esta planta tolera tanto ao calor como ás geadas.
Quanto á anona, ainda não tenho bem a certeza visto ainda não conhecer ninguém que tenha uma árvore desta espécie, embora já a tenha visto á venda em viveiros. Contudo sei que sofre bastante com as geadas. Tenho algumas germinadas e estou a fazer a experiência a ver no que dá.
Sobre a goiava e o mamão, acho que são daquelas espécies tropicais muito difíceis de frutificar no nosso país porque são muito sensíveis ao frio, tal como acontece com a manga, o ananás ou a banana por exemplo.
Um abraço!

Olá pessoal; desde que haja humidade a anona pega de certeza. Aqui nos Açores as anonas e os araçás são espécies que existem em grandes quantidades e são excecionalmente resistentes a pragas e doenças.
Boas colheitas :)
Carlos Pereira
Carlos Pereira a 8 de Agosto de 2012 às 11:28

EU TH UM AMIGO AKI NO ALENTEJO KE TEM ANONAS,GOIABAS,ABACATES A PRODUZIR,A GOIABA DELE PRODUZ MT,AKI TEMOS MT CALOR NO VERAO E GEADAS NO INVERNO E AGUENTAM...A GOIABA NO INVERNO PRINCIPALMENTE TEM DE TER UMA COBERTURA PR NAO LEVAR COM A GEADA,NO CASO DELE FEZ COM UMA COBERTURA DE ALUMÍNIO KE SE USA COMO ISOLANTE KE SE METE POR BAIXO DAS TELHAS.
Anónimo a 22 de Agosto de 2012 às 15:05

Essas informações são interessantes. Obrigado por partilhares.
gojiberries a 22 de Agosto de 2012 às 19:17

Ora viva!
Só para acrescentar ao comentário anterior, tenho uma planta de goibas que germinou a partir de sementes que tinha, e lá está á dois anos a resistir e a crescer . Estou perto do mar em Vila do Conde.
Fernando Barros a 10 de Setembro de 2012 às 17:02

boas tardes

obrigada pela informação, pois fiquei esclarecido, em relação anona quando tiver novidades se não for a pedir muito gostaria que me informasse
abraço
beto
Portugal
beto a 25 de Julho de 2012 às 13:32

Sim sobre a anona e sobre outras frutas, á medida que for tendo novidades vou escrevendo aqui no blog.
gojiberries a 25 de Julho de 2012 às 14:02

queria saber se conhece a arvore de oxicoco tambem conhecida por cranberry ou uva do monte

queria ver se ela se da aqui na sona de aveiro ?

abraço
beto
beto a 26 de Julho de 2012 às 00:29

Creio que se dará bem no nosso país. Já vi plantas destas em vasos á venda nos viveiros.
Comprei há pouco tempo um pacote de bagas destas secas e retirei algumas sementes para experimentar semear, mas por agora ainda não nasceram.
gojiberries a 26 de Julho de 2012 às 13:41

obrigada por responder, sabe me dizer o goji em adulto qual a largura que ele pode ocupar? tenho 5 arvores e queria saber a distancia mínima que as podia plantar.
se alguém me poder ajudar a mandar uma foto de uma arvore de goiaba pequenina ou seja recém-nascida pois plantei goiaba e mamão e agora Não sei qual e qual como queria só ficar com a goitava visto que esta posso ter num vaso, e o mamão não se da ca em Portugal queria por fora
obrigada
beto a 26 de Julho de 2012 às 23:51

Boa tarde,
Estive a ler os seus comentários e posso dizer que tudo depende do tipo de árvores que são pois existem árvores que necessitam de mais espaço do que outras. Quanto ao goji diria que não ocupa mais do que dois metros de largura cada planta. Para mais informação sobre o cultivo, poda, etc ver os outros links neste mesmo blog.
Cumprimentos
Ana Santos a 27 de Julho de 2012 às 14:49

Posso mandar fotos da minha goiabeira se ainda pretender.
Obrigado
Fernando
Fernando Barros a 10 de Setembro de 2012 às 17:06

Sim claro. Podes mandar algumas fotos e se quizeres também podes escrever um texto direitinho a contar pormenores sobre as goiabeiras que tens.
Penso que poderá ser interessante fazer um post sobre isso.
Cumprimentos
gojiberries a 11 de Setembro de 2012 às 12:10

obrigada Ana pela informaçao assim ja posso começar a plantar o goji no sitio certo

eu tenho duas quanlidades de goji so nao sei que qualidade sao pois uma tem a folha comprida e o outro tem a folha redonda, tambem nao sei se ainda a mais qualidades de goji

mais uma vez obrigada pela ajuda
beto a 28 de Julho de 2012 às 00:36

A que tem a folha comprida penso que seja a espécie "Lycium Barbarum", a outra da folha ovalada será a "Lycium Chinense". Penso que seja isso embora não tenha 100% certeza visto que há poucos dados concretos sobre isso.
Se alguém souber mais alguma coisa sobre isto seria interessante comentar.
gojiberries a 28 de Julho de 2012 às 14:48

obrigada
mas em termos de qualidade do fruto sera a mesma?
beto a 28 de Julho de 2012 às 20:53

A espécie "lycium barbarum" cresce mais em tamanho e altura do que a espécie "lycium chinense". Além destas existem mais algumas variedades.
A primeira espécie é a mais cultivada comercialmente mas a qualidade do fruto nas duas espécies parece ser similar.
gojiberries a 29 de Julho de 2012 às 13:57


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
17
18
19
20
21

23
24
25
27
28

29
30


contacto

últimos comentários
Pode adquirir numa loja de plantas ou num horto. E...
Boa noite. Vi o seu comentário e gostaria de saber...
Sem dúvida que são plantas com potencial. :-)Na no...
https://www.facebook.com/www.recantoverde.pt
Sim foram produzidas por sementes em 2011.Têm prod...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro