O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Domingo, 4 de Março de 2012
Antes de continuar com as nossas experiências sobre as estacas, e para podermos ficar a saber algo mais sobre este processo, nomeadamente a nível biológico, nada melhor do que lermos um artigo  escrito exclusivamente para o nosso blogue, por quem verdadeiramente sabe desta matéria, pela amiga Márcia Souto, bióloga. Desde já o meu obrigado pela sua colaboração.
Terei muito gosto em poder divulgar mais ideias e informações relacionadas com os temas abordados no nosso blog a quem assim achar algum interesse.
 
Explicação científica do desenvolvimento radicular das estacas de algumas plantas como o Goji
 

"O ambiente ideal para o cultivo de plantas que se reproduzem por estacas, tem que possuir as seguintes características: Uma elevada humidade, luminosidade moderada e temperaturas entre 15 e 25ºC, sendo importante a manutenção da humidade.

As folhas são uma fonte de nutrientes, estes por sua vez são necessários à formação das raízes nas estacas. O alto conteúdo de açúcares e nitrogénio presentes na base das estacas permitem o crescimento radicular das estacas. Os açúcares são sintetizados no processo de fotossíntese, realizado pelos cloroplastos (figura A) presentes nas células vegetais das plantas. Conclui-se que é importante as estacas estarem expostas à luz, pois esta é a energia usada no processo fotossíntetico das plantas, no qual se formam compostos orgânicos (açúcares como a glicose) que vão estimular o crescimento radicular das plantas.

As folhas adultas servem como órgão de assimilação e reserva de carboidratos (açúcares), os quais são cruciais para o sucesso do enraizamento. A preservação das folhas garante a sobrevivência das estacas, tanto pela síntese de carboidratos através da fotossíntese, como pelo fornecimento de substâncias que são importantes no processo de formação de raízes, estimulando a actividade de troca celular, através do fornecimento de factores nutricionais à base das estacas.

 

A duração e a intensidade da luz devem ser suficientes para que a acumulação de carbohidratos seja superior à quantidade consumida pela respiração."
Márcia Souto
Bióloga
 

Figura A: Esquema global da fotossíntese num cloroplasto

 
 
Figura B: Factores abióticos. Características do ambiente físico-químico que influenciam os seres vivos: Luz; Temperatura; Humidade; Tipo de solo.
tags:
publicado por Marco Rebelo às 15:28
link do post | comentar | | | favorito

Belíssima aula.

Tinha ideia que deveriamos retirar algumas folhas das estacas, pois como não há raizes, tenderiam a morrer.
Afinal são importantes para a formação de raízes.


Já agora, hormonas de enraizamento, o que são, onde se vende; aprovam?
Sansoni7 a 6 de Março de 2012 às 21:56

No caso dos gojis nesta altura do ano não têm folhas, mas podemos plantar as estacas sem folhas na mesma sem problema. Há outras plantas que não perdem as folhas no outono\inverno, no caso destas podemos usar estacas com fohas.
Quanto a hormonas, já ouvi falar, parece que aceleram o crescimento por terem um concentrado de nutrientes. Mas nunca utilizei nem sei sequer onde se poderá vender.

Ok
Obrigado
Sansoni7 a 7 de Março de 2012 às 22:16


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


contacto

últimos comentários
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...
Tenho pé de pHISALYS, ESTA DANDO FRUTAS GOSTARIA D...
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro