O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Sexta-feira, 9 de Setembro de 2011

O objectivo principal de podar os gojis, ou outro arbusto qualquer, é estimular o crescimento e desta maneira fazer com que as plantas produzam o máximo possivel de frutos.

Se não for feita uma poda a planta fica feia e com uma ramagem desorganizada o que pode inibir a sua capacidade de produção de fruta. Cortar ramos excedentários mais fracos é importante para todos os ramos apanharem sol e haver bom arejamento.

 

Há várias maneiras de podar os gojis. A altura ideal é no final do inverno, um mês antes de brotarem novos rebentos, mas também é possivel fazer podas durante o verão se tal for necessário.

Por exemplo, se quisermos formar uma árvore com um tronco único até uma altura de 60 cms a 1 metro, podemos cortar os ramos até essa altura  e depois deixar ramificar apartir daí.

 

 

 

 

 

Exemplos de tipos de podas de gojis:

 

 

 

 

tags:
publicado por Marco Rebelo às 22:20
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Hoje foi dia de transplantar alguns pés de Gogi para vasos individuais. Bem...plantas com duas folhas e têm raízes de 5 a 6 cms...

Vamos lá a ver se pegam todos os pés.
Sansoni7 a 28 de Janeiro de 2012 às 19:09

Pois é, uma avaliação ao fim deste tempo permite concluir que....cerca de 50% dos pés transplantados não vingaram; uns por culpa das lesmas que traçaram o «tronco» da planta, outros porque não pegaram.
Amanhã vou fazer nova sementeira; as sementes já estão «de molho»...;-)
Sansoni7 a 9 de Março de 2012 às 22:10

Sementeira feita e estive a vedar um espaço soalheiro com rede para mais tarde colocar uns 4 ou 5 pés de Goji; a rede fará de suporte aos ramos....
Sansoni7 a 10 de Março de 2012 às 19:26

Sansoni7, de inverno deve-se sulfatar todas as árvores de fruto com calda bordalesa e no tronco passar um pouco de cal diluída 24 horas antes, na primavera aos primeiros rebentos e em dias secos sem vento sulfatar tudo o que esteja a brotar com remédio do piolho que é equivalente ao antigo remédio do escaravelho, ao utilizar os legumes lavar bem com água corrente e só dois dias depois os comer, para mais estou por aqui.
Cumprimentos.
daelim a 12 de Abril de 2012 às 00:30

Viva
Sim...o piolho é uma praga.
E, pelo que li, os goji rebentam na Primavera, por isso, para o ano vou ter que ter esses cuidados.
Obrigado pela dica.
sansoni7 a 13 de Abril de 2012 às 08:29

Sim o pulgão também pode atacar os rebentos dos gojis.
Marco Rebelo a 13 de Abril de 2012 às 14:02

Sansoni7, o remédio do piolho serve para o pulgão, geralmente o pulgão ataca mais as verduras junto ao solo e tem um tom de azulado o qual pertence à família dos gafanhotos, são terríveis. Para o caracol ou lesma existe o granulado, se precisar deste, eu digo-lhe qual é o melhor. Ao sulfatar, tenha em atenção que o deve fazer também na parte de trás das folhas e caules. Eu ia fazer isso hoje, mas começou a chover, vou ter que esperar pelo sol. Bons sulfatos, cumprimentos.
daelim a 13 de Abril de 2012 às 17:58

Obrigado pelas dicas.
Sansoni7 a 13 de Abril de 2012 às 19:48

ola, queria que me dessem uma ajuda. Tenho varios pes de gojis plantados ja grandes, com uns 50 centrimetros de altura e tenho- os todos juntos num grande vaso, e queria mete los na terra, o problema é k quando os tiro do vaso e os meto na terra, acabam por murchar, nem sequer toco na raiz. Agora nao sei como mete los pra um local definitivo. Agradecia umas dicas. Obrigado
patricia a 18 de Abril de 2012 às 13:37

Olá
Vou dar-te a minha opinião, que no entanto poderá não ser a mais correcta.
As mudas que referes são mais aconselhadas fazerem-se no Outono pois é quando a planta entra em repouso. O problema é que se espera até Outubro as plantas estarão enormes e as mudanças poderão ser mais difíceis.
Por isso, faça já e da seguinte forma:
Humedeça a terra do vaso previamente à retirada das plantas e tente tirar cada uma com a maior quantidade de terra possível, «cortando-a» ( a terra) à volta de cada pé antes de retirar a planta. Mude-a para o seu novo local. coloque a terra necessária, calque ligeiramente a terra à volta do tronco e regue para «aconchegar» a terra às raízes. Eu entendo que durante 4 ou 5 dias as plantas transplantadas deveriam estar protegidas do sol.
Como está o tempo hoje, seria uma boa altura para o procedimento.
Boa sorte e dá notícias.
sansoni7 a 18 de Abril de 2012 às 14:18

Sou da mesma opinião. Acho que esse procedimento resulta. O ideal é sempre separar as plantas enquanto ainda são muito pequenas para não estranharem muito a mudança. Mas o tempo está bom e mesmo que depois murchem um pouco estou convencido que acabam por arrebitar.
Boa sorte! :p

Obrigado pela ajuda, é que a goji k transplantei, ta com as folhas murchas, axo que nao vai resistir, mas vou deixa la estar pra ver o k acontece. Axo que é melhor deixa las estar e transplanta las mesmo no inverno. quanto a esta depois digo vos o que lhe aconteceu.
Outra coisa, ontem fui a um viveiro e por curiosidade perguntei se tinham gojis e a senhora mostrou me uma planta, mas as folhas nao sao iguais, eram mais largas e arrendondadas, ainda lhe perguntei se era mesmo gojis e ela disse que sim, ate me mostrou o papel que estava la no vaso e era mesmo gojis. A minha questao é se ha mais variedades de gojis?
patricia a 19 de Abril de 2012 às 22:31

Também já reparei que existe á venda plantas e bagas secas, todas com a designação da espécie “Lycium Barbarum”. As plantas que semeei são de sementes de bagas desta espécie vindas da China mas o que é certo é que apesar de serem todas da mesma espécie, as plantas têm algumas diferenças relativamente áqueles que se vendem nos viveiros.
Aparentemente existem várias espécies de gojis. As mais conhecidas são a tal “Lycium Barbarum” e outra muito idêntica, tanto em características como em morfologia, a “Lycium Chinense”. Qual é uma e qual é outra também ainda não consegui descobrir. Penso que se calhar há espécies diferentes de goji que são comercializadas todas como se fossem a espécie “Lycium Barbarum”, apesar de no fundo não o serem.
Quem souber de mais pormenores pode comentar para ficarmos mais elucidados.

Olá
Diz-se por aqui que haverão cerca de 40 variedades de goji....eu duvido.

http://www.infojardin.com/foro/showthread.php?t=160856

De entre essas variedades estará uma com as folhas mais arredondadas de que falam. No link acima tem imagens dessa variedade....e creio que cheou a dar fruto.

O link tem informação muito interessante sobre Goji.
Sansoni7 a 20 de Abril de 2012 às 23:05

Porreiro. Esse tipo de informação é sempre bem vinda. Obrigado!
Marco Rebelo a 20 de Abril de 2012 às 23:30

Patrícia, não te preocupes com o facto das folhas ficarem murchas! A meio do mês de Março resolvi fazer uma experiência, um dos meus gojis mais pequenos morreu, e tirei um rebento de um já grande 1 ano ) e espetei no lugar do outro (mesmo sem tirar folhas nem nada) e fui regando sempre todos os dias abundantemente, e ele pegou. No teu caso não me preocuparia muito uma vez que o teu só sentiu a mudança. Por isso rega todos os dias e aguarda que ele vai arrebitar ;). Boa sorte e depois dá notícias.
Ana Santos a 20 de Abril de 2012 às 22:50

Ola, a minha goji transplantada, continua com as folhas murchas nao vejo melhorias, eu nao a tenho regado, devido a chuva que tem caido, vou esperar mais um tempo, se nao arrebitar, vou tira la e plantar outra, mas agora vou por umas 2 ou 3 sementes e depois a mais forte é a que vou deixar ficar.
Quantas as outras que estao no vaso grande vou esperar que lhe caeam as folhas, e vou tentar a sorte de as meter pra terra.
patricia a 26 de Abril de 2012 às 22:45

Boas.
Peço desculpa por só agora me chegar à fala.
O ano passado também me iniciei nos gojis e tenho andado por aqui a espreitar o que os outros sabem e fui aprendendo. Creio que também aqui.
Sobre os meus gojis , tenho tido bastante sorte. Semeei há cerca de um ano e já estou a colher de duas plantas envasadas, na varanda no primeiro andar, sendo que as que plantei no solo ainda não floriram.
Aqui por minha culpa, já que as plantei apenas no início do ano, quando o poderia ter feito muito antes.
Entretanto, por sorte, talvez, apenas fui assaltado por caracóis, coisa que controlei.

Boa noite.
As minhas gojis transplantadas estao bem de saude, penso eu, pelo menos crescem bastante, mas estao muito altas e finas, já pensei em poda-las para ver se engrossam mas nao sei kd é a altura certa, sera que se as cortar agora elas vao estranhar e morrem? Agradecia uma opiniao
patricia a 28 de Agosto de 2012 às 23:54

Olá!
No meu caso eu deixei que elas crescessem e depois arranjei umas canas para as suportar, como um feijoeiro por exemplo. Á medida que crescem vão ganhando ramos laterais. Quanto atingiram mais ou menos a minha altura cortei o "olho" para que não crescesse mais para cima. Assim os ramos laterais desenvolvem-se mais rapidamente e o tronco principal vai engrossando mais.
De qualquer maneira podes ter as plantas da altura que quiseres e podes podar agora sem problema que as plantas não morrem.
Cumprimentos!

a minha goji da flor que acaba de se formar na goji mas acaba por cair, começa a ficar amarela e cai, assim nunca conseguirei provar as minhas gojis. O que poderei fazer pra que as gojis se mantenham?
patricia a 15 de Setembro de 2012 às 22:23

Onde tens os gojis? Em vasos ou no quintal? Se for em vasos é dificil porque as raizes precisam de espaço.
Se são plantas novas deste ano é normal. No primeiro ano tive muito poucas.
Marco Rebelo a 16 de Setembro de 2012 às 20:51

Olá Bom dia!

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns por este blog e por estar a divulgar esta planta que tantos benefícios tem para a saúde.
Sou consumidora assídua de Goji, mas nunca pensei que fosse relativamente fácil de semear/plantar aqui em Portugal, principalmente tendo em conta os preços que pedem por um saquinho.
Entretanto mudei para uma casa onde disponho mais condições e estou tentada a experimentar cultivar Goji.

No entanto tenho algumas dúvidas:
- é possível semear goji nesta altura do Ano (Setembro)
- depois de demolhar as bagas e retirar as sementes, quanto tempo devem as sementes estar a secar? A seca deve ser feita ao sol?

Agradeço a sua resposta a estas questões e mais uma vez parabéns por esta iniciativa.

Cumprimentos,

CM
CM a 17 de Setembro de 2012 às 09:23

Obrigado por ter gostado do blog.
Por experiência própria bastando semear alguns pés é possivel colher um punhado de bagas frescas maduras por dia durante a altura do verão. E visto ser um produto caro poupa-se bastante.

A altura ideal do ano para semear os gojis será a primavera. Se semear agora em setembro as plantas não se vão desenvolver convenientemente visto o tempo começar a arrefeçer e estarmos quase a chegar ao outono, altura em que a folhagem começa a cair e as plantas entram em dormência.

Demolhar as bagas para retirar as sementes facilita o processo de remoção das ditas,
de outra forma seria mais dificil removê-las.
No caso de querer guardar as sementes durante algum tempo basta secá-las meia hora ao sol e guardá~las. Mas se quizer logo semeá-las nem precisa sequer de as secar.

Cumprimentos!

Boa tarde!

Mais uma vez agradeço a sua resposta. Já tinha umas bagas de molho, mas vou então guardar as sementes para a Primavera.

Outra questão que lhe queria colocar era se a planta se desenvolve bem no interior de uma casa, em vasos.

Obrigada.
CM
CM a 18 de Setembro de 2012 às 12:49

Boa tarde!
Já experimentei ter algumas em vasos mas a dada altura começam a ficar com as folhas amarelas e enfraquecidas porque as raizes precisam de bastante espaço. Chegaram a dar algumas flores e alguns frutos mas nada comparado com as que tenho no quintal que cresceram bastante com ramos de vários metros de comprimento cheios de frutos.
Um abraço!
Marco Rebelo a 18 de Setembro de 2012 às 13:52

Boa tarde, parabéns pelo site, e aproveito para pedir uma visita ao meu ste também e ver as espécies que lá tenho. www.physalisworld.webs.com

Com os melhores cumprimentos

José Marques
José Marques a 2 de Outubro de 2012 às 16:21

olá a todos.
é a primeira entrada neste espaço.
do que conheço como pequeno agricultor, exponho algumas ideias colhidas dos meus 5o anos na lide.
quanto a lesmas e caracóis.trava-se-lhe o caminho, e são repelidos, colocando cinza de madeira a volta do pé da planta, também dá bom resultado o sulfato de cobre, mas tem de ser tratado. Quanto as sementes e sementeiras de que tanto se fala, devo dizer que pus alguns gojis na boca, e depois de desfeitos foram diretamente para a terra, creio que nasceram todas as sementes, semeei em local definitivo, desbasteios depos de terem 10 cm e estão magníficos.
vitinho70 a 21 de Abril de 2013 às 16:48

Olá
Breve estará na altura de se fazer a poda de Inverno das plantas, após o primeiro ano em que deram fruto. Algumas dicas eram bem vindas, nomeadamente sobre quais os ramos a cortar, que porção dos ramos cortar; deixam-se os ramos que deram fruto ou cortam-se? Se se cortam. faz-se deixando que quantidade de ramo?
Obrigado
sansoni7 a 22 de Agosto de 2013 às 10:40


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
21
23
24

25
26
27
28
29
30


contacto

últimos comentários
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...
Tenho pé de pHISALYS, ESTA DANDO FRUTAS GOSTARIA D...
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro