O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 5 de Setembro de 2011

Após mais ou menos 2 meses após a semeadura, as plantas de goji ficam em boas condições de serem separadas e transplantadas para outros vasos maiores ou para um local definitivo, um quintal por exemplo. Neste último caso convém usar algum tipo de fertilizante orgânico.

Tipo de solo: Alcalino. PH entre 7.0 e 8.0 dizem ser o ideal mas não foi testado.

Podem ser utilizadas estacas para suportar o crescimento das plantas.

 

No caso dos vasos e em alternativa, podem ser  usados por exemplo embalagens de leite vazias, como se pode ver nestas fotos. São bastante práticas.

Mais tarde estas plantas podem ser transplantadas para vasos ainda maiores ou para o quintal.

 

 

 

tags:
publicado por Marco Rebelo às 19:19
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Também já tenho um stock de pacotes de leite e sumos...estão a faltar as plantas.
Para já estão assim:

[IMG]http://i234.photobucket.com/albums/ee288/Sansoni7/DSCN4396.jpg[/IMG]
Sansoni7 a 19 de Dezembro de 2011 às 22:45

Boa noite amigo, por acaso sou jardineiro amante da natureza e por acaso vi o seu blog.
Sem ofensa, já recorri a vários vendedores de sementes e de todas as sementes que me foram enviadas, não tive sucesso, gostaria de saber onde poderei encontrar uma pequena planta de goji, não sei de onde é, eu sou de Guimarães, se me puder ajudar a obter uma pequena planta goji como as que aqui apresenta, ou um vendedor de confiança, ficaria-lhe grato, cumprimentos.
daelim a 23 de Janeiro de 2012 às 22:37

Olá

Pode simplesmente fazer como eu. Pode comprar um saco de gojis secos num supermercado, eu comprei num intermarché. Semear na altura apropriada. No inicio da primavera é a melhor altura (março e abril). Pode semear num vaso bastantes e depois transplantar para vasos. Experimentei pacotes por ser mais prático. Tirei essas fotos e pode-se verificar que são plantas boas e fortes. Algumas das plantas que se desenvolveram mais que tenho no quintal deram frutos logo em outubro.
Pode verificar que semear este tipo de plantas é simples. È como semear feijões ou ervilhas.
Em relação a plantas para venda, sou de perto de Aveiro e aqui nesta zona existem vários hortos e em quase todos eles vejo gojis á venda. Por exemplo em Ovar, Ilhavo, Cacia, etc, vi bastantes mesmo já com flores e algumas também com frutos.
Tentarei ajudar em mais alguma questão na medida do possivel.

Cumprimentos

Meu amigo, não sabe a alegria que me deu ao responder, mas encontrar goji por aqui, em Guimarães, vai ser um pouco difícil, nunca vi no Intermaché nada disso, mas vou dar uma vista de olhos. quanto ao que disse, tem lógica porque as sementes estão no interior. Muito obrigado.
daelim a 24 de Janeiro de 2012 às 20:32

No intermarché costuma haver em pacotes na secção dos produtos naturais e dietéticos, bolachas integrais, vários tipos de chá e outros tipos de sementes, linhaça, papoila, girassol, etc. Também já vi á venda no jumbo.

Um abraço

Muito obrigado pela ajuda, vou pedir à minha companheira para dar uma olhada, depois passo por aqui de novo, cumprimentos.
daelim a 26 de Janeiro de 2012 às 00:07

Viva
Se quiser passar no Porto, com muito gosto lhe ofereço uma ou duas plantas da minha sementeira. Têm duas ou três folhas...para já, mas vão crescer.....

Cumprs
Sansoni7 a 26 de Janeiro de 2012 às 22:29

Por acaso estive ontem no Porto defronte ao hospital de S.João, se tinha recebido esta mensagem mais cedo, teríamos nos conhecido e falado um pouco sobre o assunto, vou voltar ao Porto no próximo dia 21 de Fevereiro, se a oferta se mantiver, mande contacto para o meu mail (daelim@sapo.pt), ligo-lhe assim que estiver por lá, se lhe puder dar algo do meu jardim em troca, me diga por favor, que eu tendo lhe dou de boa vontade, mesmo que não tenha de momento eu tento lhe arranjar.
Tive à pouco no café, boas noticias, em Março vão me oferecer 3 a 4 pés de tabaco, para me iniciar no cultivo particular desta planta.
Fiquei muito contente por encontrar alguém do Porto com o mesmo gosto que eu, obrigado, cumprimentos, tudo de bom para nós e para os nossos cultivos.
daelim a 26 de Janeiro de 2012 às 22:45

Viva
Foi pena, de facto.

Já mandei e-mail

Cumprs
Sansoni7 a 27 de Janeiro de 2012 às 07:52

Recebi seu mail, enviei resposta e peço a todos aqueles que visitarem ou passarem por este site, que não deixem de ler e comentar, estou aberto a propostas, sugestões e trocas, também faço reciclagem de máquinas domésticas para uso na horticultura, posso ensinar, é gratuito.
Não sou vendedor, sou jardineiro/horticultor, tenho apenas um cantinho com 20m, onde passo o meu tempo. Se puder ajudar? ajudo, não faço promessas que não posso cumprir.
Quem quiser visitar o meu cantinho, pode vir, a porta está aberta a todos, é só enviar-me um mail que eu dou-lhe a minha morada, estão todos convidados, cumprimentos.
daelim a 27 de Janeiro de 2012 às 20:04

Partilhar experiências...creio ser este o objectivo principal deste «cantinho»

Qualquer dia combinámos uma visita.

Cumprs
Sansoni7 a 27 de Janeiro de 2012 às 21:38

Amigo o goji e uma planta do Tibete, penso k demora perto de 2 anos a dar fruto. Pode procurar mais informações no saite dos produtos comerciais ligados ao Dailai Lama, Tibetanos, mas nos ervanários do Porto por ex: C.Soares no Carmo ou então mais vulgar pode encontrar no Pingo Doce. Espero k o tenha ajudado, mas também pode pedir mais informações para Ribablue.com.pt.
Faca o favor de ser feliz
Anónimo a 21 de Março de 2013 às 14:34

bom dia, em 1º quero dar os parabens por essa pagina riquissima , que de certeza vai ajudar muita gente que gosta de levar uma vida mais saudavel .</a> bom, gosto de tudo q é saudavel .</a> e faz bem p saude , a minha questao é., eu posso plantar uma arvore dessas em um vazo grande? ou tem mesmo q ser plantada no chao. se seu crescimento é muito? fico aguardando resposta., Cumprimentos.., pode responder para meu imail .
suely silva a 7 de Março de 2012 às 11:44

Sim pode plantar num vaso grande. Eu tenho algumas em vasos. Ainda estou em fase de experiências mas parece que é uma planta de crescimento rápido.Em todo o caso pode ir controlando o crescimento e ir podando a planta durante todo o ano, controlando assim desta forma o crescimento excessivo e mantendo o tamanho e forma desejada da sua planta.
Um abraço!

bom dia, obrigada pela informaçao., sabe onde posso comprar uma planta pequena dessas para passar para um vaso na regiao de setubal? sei que encontro sementes nas lojas do modelo? e em que sitio sabe me indicar? agradeço por me ajudar., continue, que o seu blogue é de grande valia para os amantes da vida saudavel., cumprimentos.
suely silva a 8 de Março de 2012 às 11:47

Olá!
Se quiseres comprar uma planta dessas, existe em lojas de plantas e hortos. Aqui na zona de Aveiro há bastantes. Por isso em Setúbal também haverá de certeza. É uma questão de procurar.
No caso de quereres semear, podes consultar o blogue, concretamente o post "Semear Gojis": http://gojiberries.blogs.sapo.pt/2691.html
Tens outros posts com mais informações que podes consultar que complementam esta matéria e que respondem a todas as perguntas que colocaste.
O blogue existe para isso mesmo!
Um abraço!
Marco Rebelo a 8 de Março de 2012 às 15:15

Olá a todos, conforme prometi a alguém do Porto, já estou a elaborar um blog onde tem de tudo um pouco, que tenho feito até agora na minha horta, desde o ano passado (2011), não me foi possível acabar ainda por motivos particulares, falta-me alguns trabalhos no terreno e não sei se é pelo tempo?, o que tenho, está em atraso de crescimento, embora me tenha morrido alguns pés de frutos, outros começaram a rebentar, novos são o mirtylo e a amora preta que estão a ficar lindos, a framboesa de cano e raíz já começou a brotar, a groselha vermelha igualmente.
Quero agradecer ao meu amigo César Borges a oferta dos goji, os quais já tem um cantinho ao sol reservado para eles, em breve irei ao Porto, obrigado.
Agora tenho outro assunto em mão, foi me oferecido um pé de tabaco o ano passado, não tive sorte, nem uma semente aproveitei, de um dia para o outro a geada tudo queimou, estava a ver se ele vingava, mas tal não aconteceu, morreu mesmo, por isto, se por aqui passar alguém que possa arranjar algumas sementes, que deixe mensagem, interessa-me cultivar alguns pés para uso próprio, pois o raio do tabaco está caro, agradeço, se necessário o envelope, as sementes do tabaco são tão leves, que parecem poeira.
Estou à procura de um emprego, é tempo que não posso dedicar à horta, de seguida tenciono alugar uma casa com um maior terreno, quero ter para mim e para dar, não obtenho para vender, um dia destes vamos ter que nos juntar todos, porque muito ainda à para dizer e se fazer.
Consegui a máquina de secar roupa e consegui a máquina de lavar roupa, depois de estarem alteradas para o que pretendo, publicarei as fotos destas já prontas onde explicarei o que estas irão fazer no futuro.
Se puder ajudar em algo, mandem mens. Obrigado, cumprimentos.

daelim a 20 de Março de 2012 às 17:14

Viva
Planta de tabaco, sim...mas para ornamentar.

Deixa o tabaco fumado...enquanto vais a tempo!

Boa sortepara as culturas...e para o Blog.
Sansoni7 a 21 de Março de 2012 às 22:21

Sansoni7, tem toda a razão amigo, se eu lhe disser que se deixar de fumar vou ter problemas de saúde já é outra história?, aliás, já o fiz 3 vezes e retornei, isto no espaço de 3 anos na minha estadia no Luxemburgo, não foi cá que fiz tratamento, fi-lo num país cheio de recursos e bons médicos, os quais confirmaram que era melhor continuar a fumar moderadamente do que deixar, o meu corpo e organismo através do tabaco, durante 35 anos ganhou imunidades a certos vírus, ao deixar de fumar esses mesmos vírus atacaram-me de seguida e em força, só eu sei o que passei e o quanto gastei para recuperar, ainda à pouco fiz exames e o meu médico ficou admirado, não fumo drogas, apenas tabaco natural que é o que tenciono vir a ter sem químicos, não bebo bebidas alcoólicas, não tomo medicamentos, não tomo uma injecção, nem a da gripe que é gratuita, simplesmente faço exames de acompanhamento, a pedido da minha companheira e para o médico se lembrar de mim, pois da ultima vez que estive com ele, nem sabia que eu era seu paciente.
Nem todos somos iguais à nascença, cada qual tem o seu organismo, neste aspecto vivo tranquilo e sem receio.
Eu fumo apenas quando sinto necessidade e nem sempre, depende do local e do que esteja a fazer, mas, conheço pessoas com 55, 60 e 65 anos que fumam 40 cigarros por dia e terem mais genica e saúde que algumas pessoas com 22, 25 e 30 anos, convivo com elas quase todos os dias.
Se o meu amigo olhar atentamente para os índices do clima, também me vai dizer que é o fumo do tabaco? eu diria ao meu amigo o seguinte, olhe para os veículos que circulam em seu redor todos os dias, olhe para as chaminés das grandes industrias, olhe para os incêndios florestais, olhe para o desalmado abate de árvores centenais, olhe para a quantidade de lareiras, olhe para a quantidade de caldeiras e por aí fora e até você, sim, você e eu a cozinhar poluímos o ar, vai deixar de comer? meu amigo, por isso se não morrer de uma maneira morro de outra com certeza, mas morrer por morrer, que ao menos eu morra feliz, abraço, cumprimentos.
daelim a 22 de Março de 2012 às 00:23

Eu sou da opinião do Sansoni7. Nunca ouvi dizer que o tabaco fizesse bem ao que quer que fosse. Os estudos confirmam que uma pessoa que fuma regularmente têm uma maior probabilidade de morrer mais cedo. Apercebo-me que, por pessoas conhecidas que nunca deixaram de fumar e morreram por causa disso, e por pessoas conhecidas que deixaram de fumar e ganharam uma nova vida com isso, só te digo que devias deixar de fumar! Já! :p
Marco Rebelo a 22 de Março de 2012 às 13:43

Acho que se devia parar com isto, eu sou quem sou e como sou, cada qual é livre de fazer o que entender, não estamos aqui para nos acusarmos ou mandar uns nos outros, não é crime pedir ou ter uma planta do tabaco na minha horta, se assim fosse o maior criminoso é o estado, que autoriza o cultivo e que embolsa aos milhões à custa de quem o compra. Já percebi que não fumam, imaginem que era ao contrário? como não tenho nada contra quem não fuma, porque só fuma quem quer, não vou responder. Eu sou um simples horticultor que gosta da natureza e seja qual for a planta dou-lhe o mesmo carinho que a todas as outras, o meu pedido foi natural, no entanto já não será preciso, tive a oferta hoje de um pé e dois de carvalho, não os trouxe para aqui, porque ainda não tenho o outro terreno de que falei em mão, mas tenciono trazer, não só este como outros mais que estão espalhados pelas casas de amigos, quando chegar a altura e conforme prometido, as fotos serão divulgadas, ano 2011 a 2012.
Quanto ao resto esqueçam, falemos das nossas plantas, deixe-mos os nossos vícios de lado, não foi para isso que este blog foi feito, pois não?.
Estou aqui por ter sido ajudado, mas também estou aqui para ajudar, seja quem for, preto ou branco, fumador ou não, para mim é-me indiferente, o que interessa é podermos ajudar quem a nós recorre em socorro das suas plantas.
Cumprimentos, boa noite.
daelim a 22 de Março de 2012 às 22:00

Ora aqui vai mais duas novidades, tenho a certeza de que todos aqueles que me teem acompanhado vão gostar da noticia, como sabem estou desempregado, não quer dizer isto que esteja em casa à espera que um emprego me caia do céu e falando por aqui e por ali, tive a proposta de tomar conta de um terreno vedado com 2345m quadrados, para sempre e gratuitamente, o que acham disto? quero opiniões dos meus amigos, ainda não o fui ver e tirar umas fotos, não sei se tem água e o estado deste, mas pelo menos em metros tem o suficiente para cultivar de tudo um pouco ao meu gosto e claro sou como a água, se este ano puder levar avante o que tenho em mente, estão todos convidados para uma visita de fim de semana.
Outra das noticias é que já está em minha casa a máquina de lavar roupa, após tudo feito, vos mostrarei por fotos ou video as alterações e funções para as quais foram alteradas, podendo outros reciclar e aproveitar para o mesmo que eu na horta, jardim e até agricultura, por agora nada mais, cumprimentos a todos.
daelim a 26 de Março de 2012 às 01:12

estou curioso para ver do que essa máquina de lavar é capaz, em prol da agricultura.
Sansoni7 a 26 de Março de 2012 às 21:57

Não é assim tão difícil de descobrir, basta pensar um pouco, agora junta duas máquinas, uma de lavar roupa e outra de secar roupa, ambas alteradas, podes levar algum tempo, mas vais chegar lá.
As minhas sementeiras agradecem, os meu animais agradecem e o meu corpo também. Até as veres, podes ir, pensandooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
Cumprimentos.
daelim a 27 de Março de 2012 às 01:11

Não me digas que vais secar as folhas de tabaco dentro da máquina de secar roupa?!... :p
Marco Rebelo a 27 de Março de 2012 às 13:26

Já vi os teus intentos, não acedo a este blog para entrar em disputas, quem muito quer saber, nada se lhe diz.
Quando quiseres saber mais?, tenho sempre uma sachola de reserva e mais uma mão nesta altura até que fazia jeito, tenho 400 pés de morango para meter à terra.
Cumprimentos.
daelim a 27 de Março de 2012 às 14:18

Hummmm, Sansoni7, respondendo adequadamente a essa de secar o tabaco, infelizmente para ti já tenho uma estufa, também tenho alguns pés de canabis, se estiveres interessado faço-te um preço em conta(50€) por cada pé de 10 cms, quanto ao blog, após ler um pouco só agora me apercebi que é uma espécie de caça talentos, espera-se que os parolos divulguem a informação e mostrem os seus talentos e pelo que li, não estás sozinho, pega-se nas ideias e produz-se, boa jogada, brilhante mesmo, pena não serem todos analfabetos e alguns saberem ler.
É pena, tendes aqui um lindo blog, não o estragueis, pois sem querer já me mostrasteis mais do que eu queria saber, infelizmente não posso estar do vosso lado, não é do meu ser aproveitar-me dos outros para viver num altar, os homens medem-se pelos feitos, não pela palavras, vigaristas? já temos muito, sem ofensa, cumprimentos.
daelim a 27 de Março de 2012 às 14:40

Daelim, quando tiveres tempo lê tudo de novo.
Provavelmente vais concluir que te enganaste a meu respeito.

Por falar em respeito, acho que o devemos a quem «fabricou» este blog.
Cumprs
Sansoni7 a 27 de Março de 2012 às 21:01

Desculpa se te ofendi daelim por falar que a máquina seria para secar as folhas de tabaco. A mim até me pareceu uma ideia lógica. Não vejo onde esteja o problema. Acho que não deves levar as coisas tão a peito e sentido de humor faz parte da vida. Cannabis é que não.
Quanto á questão do blogue e da finalidade dele digo apenas isto: escrevo aquilo que me apetece e que me parece interessante e quem não gosta dele tem bom remédio.
Um abraço.
Marco Rebelo a 27 de Março de 2012 às 22:14


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
21
23
24

25
26
27
28
29
30


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro