O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 1 de Julho de 2013

Toda a gente sabe o que são espantalhos. Já os vimos muitas vezes pelas hortas e terras, e fazem parte do nosso imaginário. Bonecos mais ou menos elaborados feitos com roupas velhas de cores garridas, com um corpo cheio com palha ou outro material. Bonecos que tentam imitar pessoas, usados para afugentar os pássaros das culturas.

 

Ataque aos gojis

 

Falando em espantalhos, como se sabe os pardais ladrões são talvez a maior praga dos gojis. Já falamos um pouco sobre isso há algum tempo atrás em: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/4821.html.

A primavera trouxe uma grande quantidade de aves jovens, entre elas os pardais ladrões. Costumam atacar tanto a folhagem como os frutos mal estes começam a amadurecer.

 

 Logo que amadurecem os primeiros gojis...
 

...os pardais tentam logo dar cabo deles.

 

Algumas ideias que podem ajudar

 

Vamos simplesmente tentar mantê-los á distância, usando objectos que reflictam luz. Por exemplo alguns cd´s velhos pendurados por fios, ou mesmo pedaços de fita adesiva de aluminio, daquela utilizada na vedação de tubos e condutas metálicas e que podemos colar facilmente nas estacas.

Outra ideia interessante dada pelo amigo Augusto é a utilização de "vira-ventos". Aqueles pequenos moinhos de vento que muitos de nós faziamos na escola com quadrados de cartolina multicolor cortados e dobrados, presos com pioneses a um pau de madeira. As cores vivas e o movimento são capazes de afugentar a passarada. 

Ou porque não fazer um espantalho a sério? É só preciso alguns materiais e alguma imaginação.

 

 
 
Advertência
 
Este blog é para todos os amantes de plantas e da natureza em geral, não só das plantas como também dos animais. Aqui todas as experiências com as plantas são feitas sem recurso a qualquer tipo de violência animal. Pronto... talvez um ou outro pulgão tenha sucumbido, mas mais nada...a sério. {#emotions_dlg.angel}
tags:
publicado por Marco Rebelo às 14:45
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Vamos então falar/escrever acerca da minha experiência em evitar que a passarada me destrua os gojis ...sim, se nada se fizer, pura e simplesmente comem todas as folhas até ao tronco.

Ora bem, depois de utilizar a técnica do CD e da fita de alumínio no ano passado, este ano resolvi aderir à técnica do vira vento. Não os construí mas comprei-os na loja dos chineses, bem grandes, alguns com dois circulos e com uma particularidade...são feitos de matéria reflectora o que faz com que «imitem» o CD e a fita de alumínio reflectindo a luz do sol.
Seria um dois em um mas acabou por ser um três em um, uma vez que em cada vira vento coloquei uma bola de guizo ( daquelas que se colocam nas coleiras dos gatos) que produz um som quando o vira vento rola.

Comprei tudo no Chinês, o preço dos vira ventos varia conforme o tamanho e se são simples ou duplos.
Para substituir o espantalho comprei uma enorme borboleta feita do material dos vira ventos, fixa a um pé com uma mola que se farta de dançar ao sabor do vento.

Conclusões: As alfaces recém plantadas ( sim, só comem estas pois têm ao lado já adultas e nem lhes tocam) que estavam a ser dizimadas pelos pardais recomeçaram a crescer. As folhas dos gojis deixaram de ser comidas...vamos ver se tiver frutos, se o sistema vai aprovar.

Tenho reparado que agora a passarada passa e não pára, o que poderá ser bom sinal.

P.S. Tenho 4 plantas de goji onde não é fácil implantar o sistema do vira vento e então isolei-os com rede anti-pássaro suportada por tubo de electricidade...estão lindas estas plantas!

Cumprs e boas culturas
Augusto
Sansoni7 a 4 de Julho de 2013 às 12:36

Obrigado pelas ideias. São interessantes e podem ser úteis. Agora é só experimentar.
Um abraço!

Olá
Hoje pareceu-me ver gojis....pequenos e ainda verdes.
Vamos lá a ver se são, de facto gojis..e se eu os vou provar...LOL

E os vira ventos lá estão,,,felizes da vida mas meio atordoados com tanta volta que dão.LOL

Um pormenor, não os fixei mas coloquei dentro de um tubo de electricidade, esse sim fixo a uma estaca. Desta forma o vira vento roda consoante a direcção do vento. ;-)
Cumpr e boas culturas
Augusto
sansoni7 a 10 de Julho de 2013 às 14:04

boa tarde, preciso urgentemente de ajuda... semeei alguns gojis na altura coloquei as sementes todas no mesmo vaso mas separadas, os gojis nasceram muito bem e bonitos, depois coloquei-os indevidualmente em vasos e continuaram muito bonitos, como ja estavam bem crescidos (o maior ja tem cerca d 25cm) coloquei os vasos no exterior da casa, mas para minha desiluzao nas duas ultimas semanas algum bicho começou a comer as folhas dos gojis tendo eles ficado mesmo quase sem folhas, agora tenho receio que eles possam morrer porque alem das folhas eles comem tambem a parte superior da planta que é a mais mole..... gostaria que me ajudassem... será que existe alhuma coisa que lhe possa deitar para afastar os bichos'?? agradeço ajuda, obrigado
Anónimo a 18 de Julho de 2013 às 17:52

Olá!
É frequente acontecer os gojis serem atacados por lagartas quando são pequenos. Geralmente são atacados por dois tipos de lagartas: umas grandes escuras que se escondem no solo durante o dia e que saem á noite. Outras mais pequenas verdes que se escondem por trás das folhas e que passam despercebidas.
Há um post aqui no blog com mais pormenores que podes consultar: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/4597.html

Podes fazer uma vistoria geral á folhagem das plantas e esgravatar com um palito a terra dos vasos que têm plantas com folhas roidas em busca de lagartas escondidas.

Espero ter ajudado.
Marco Rebelo a 19 de Julho de 2013 às 19:06

Olá
Pela minha experiência, os responsáveis por essa «destruição», são os pássaros. Dizimam os gojis e só deixam o tronco!

Proteja-os da passarada com uma rede, por exemplo, e aguarde; voltarão a rebentar.
Cumprs e boa sorte.

Augusto
Sansoni7 a 22 de Julho de 2013 às 12:01

olá Marco, estou feliz, consegui finalmente que as plantinhas dos Gijies crescessem, deixei que cescessem até aos 30 centimetros e já as transplantei na terra, estão a crescer muito bem já têm cerca de 60 cm, apenas acho que as folhas ficam muito espaçadas( em altura), mas estão com um ar tão saudável que creio ser impressão minha. Continuo a utilizar o teu blog como enciclopédia sobre Gojies, obrigada pela ajuda
Abraço
Ines
sitiodasaguasformosas a 21 de Julho de 2013 às 16:42

Fico contente por ter ajudado de alguma forma.
Mais alguma sugestão ou problema que surja dá noticias que tentaremos ajudar.
Um abraço também.
Marco Rebelo a 21 de Julho de 2013 às 19:31

Olá
Os tradicionias «vira-ventos» lá têm cumprido, mais ou menos, a sua missão. Para os ajudar a espantar a passarada, juntei uns espanta espíritos que para além de rodarem com o vento também reflectem a luz do sol.

Para já, apesar da passarada ter ter tido o prazer de me comer o meu primeiro Goji ( e não gostei mesmo nada desta partida), desde 31 de Julho que tenho comido Gojis de produção própria. Provavelmente não os deixo amadurecer o suficiente...e os culpados são os pardais!

O fruto maduro é alanranjado ou vermelho? É que eu tenho-os comido alaranjados e alguns saõ «azedotes». :-(

Cumprs
Augusto

Sansoni7 a 16 de Agosto de 2013 às 09:23

Este ano os pardais têm atacado mais que o normal. Com o tempo os passaros perdem o medo dos objectos, sejam eles quais forem. Acho que o unico metodo eficaz será utilizar algum tipo de rede.
Convém deixá-los amadureçer até ficarem completamente vermelhos escuros. Desta maneira são mais doces. O teu problema é identico ao meu: quando os vou apanhar eles já lá não estão...

Viva
Pois...a rede era eficaz....mas não queria ir por aí.

Obrigado pela dica da «coloração».

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 16 de Agosto de 2013 às 12:26

Este blog está muito bem elaborado. Parabéns estou muito interesada nesta área de cultivo.
paula alexandra silva a 8 de Setembro de 2013 às 23:19

Este blog está muito bem elaborado. Parabéns estou muito interesada nesta área de cultivo.
paula alexandra silva a 8 de Setembro de 2013 às 23:21

desculpem la, mas nao gostei do texto, so do espantalho a mexer.
sara a 25 de Janeiro de 2014 às 11:34

Porque não gostaste?
Marco Rebelo a 25 de Janeiro de 2014 às 13:18


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


contacto

últimos comentários
Obrigado!É uma boa ideia e parece ser eficaz.Aqui ...
Marco,Única solução é rede anti-pássaro.Há que já ...
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro