O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Sábado, 15 de Junho de 2013

Um aspecto que pode ser importante para o bom estado dos gojis é o tipo de rega.

Por exemplo tenho observado que plantas que se encontram em jardins, e que são regadas por sistemas de rega automáticos de aspersão têm tendência a ficarem com aspecto debilitado. A causa pode ser provocada por elevada humidade e pela diferença de temperaturas entre a água e a folhagem dos gojis que fica molhada durante a rega de aspersão e que pode provocar o aparecimento de certos fungos. É difícil determinar com total certeza e é só um palpite baseado em observações.

Pelo sim pelo não, é melhor ter o cuidado de regar os gojis pela manhã ou ao fim da tarde, fora das horas de maior calor, directamente no solo, junto ao pé.

 

tags:
publicado por Marco Rebelo às 19:15
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Também tenho ideia que os gojis sofrem um pouco com o sol forte.

Cá em caso são regados ao pé....e á tardinha.

Cumprs
Augusto
sansoni7 a 20 de Junho de 2013 às 14:29

Alguém pode me informar quanto tempo após germinada a semente o goji começa a produzir frutos?
vicente a 19 de Março de 2014 às 01:01

Se semeares agora na primavera é possivel dar uns poucos ainda no outono. Depois só no verão do proximo ano dará uma quantidade significativa.
Marco Rebelo a 19 de Março de 2014 às 16:32

Boa tarde! Eu tenho uma planta de goji à cerca de 2 anos. Foi semeada, só que durante o 1º ano ela não cresceu muito e este ano é que decidiu crescer. Agora está com 28 cm, tem o tronco muito fino e pares de folhas (as folhas até são granditas). Está num vaso grande e numa zona da casa onde recebe muito calor, mas decidi protegê-la do sol directo porque ela não se dá bem... é normal ainda não ter dado flores nem frutos e ainda não ter engrossado o tronco?
Catarina a 14 de Setembro de 2014 às 13:21

Já tive alguns em vasos mas produziram poucos frutos e acabaram por atrofiar.
Este tipo de plantas cresce bastante e necessita de algum espaço para poder desenvolver a folhagem e as raizes. Logo o local ideal será um quintal por exemplo.
É estranho a tua planta não gostar de sol directo visto que geralmente o sol é um dos factores necessários para estas plantas crescerem e frutificarem. Não esquecendo as regas regulares.

Se tiveres oportunidade retira-a do vaso e coloca-a no quintal ou num jardim. Num sitio com sol ou meia sombra. Além de suportar sol directo os gojis suportam também até neve.

Um Abraço!

É verdade, até tentei fazer de forma gradual, metê-la só a apanhar sol da parte da manhã mas as folhas amareleciam e algumas chegaram a secar... daí no primeiro ano não ter crescido muito. Ela suporta muito bem o calor mas o sol directo parece que não. Eu tenho quintal mas faz parte do apartamento, ou seja, é de todos. tenho medo que depois dêem cabo da planta... Se calhar vou deixá-la crescer mais um pouco e depois transfiro-a para o quintal
Catarina a 14 de Setembro de 2014 às 15:25

Tenho mudas pequenas de goji mas gostaria de te uma ou duas mudas grandes quase que para dar frutos. Onde conseguir? Obrigada.
Elisabet a 6 de Outubro de 2014 às 04:17

Experimenta numa loja de plantas ou num horto. Costuma haver á venda gojis em vasos de vários tamanhos.
Marco Rebelo a 6 de Outubro de 2014 às 13:43


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

30


contacto

últimos comentários
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...
Olá!Posso dizer que já comi Tamarilhos e seu Doce,...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro