O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2013

Há muito tempo que não havia novidades sobre a feijoa. Nascida de semente há 2 anos, tem crescido muito apesar de estar num vaso. Este ano ainda vai ser mantida assim. Mais tarde poderá ser mudada se for necessário. Começa agora a mostrar as primeiras flores.

 

Nas pontas dos ramos desenvolveram-se botões que mais tarde acabaram por abrir, resultando em flores de cor vermelha bastante atraentes e decorativas. Estas flores costumam permanecer abertas durante mais de 15 dias.

A feijoa resiste bem ao inverno em Portugal e é normal suportar temperaturas de até -12 graus. Para quem pretende propagar plantas deste tipo o método mais eficaz são as sementes, e basta para isso semeá-las na primavera.

 

Para já, não foi feito nenhum tipo de poda. É uma espécie que requer sol directo ou meia sombra e pode ser deixada crescer naturalmente resultando num arbusto. Em alternativa pode ser efectuada uma poda de maneira a dar a forma de árvore.  

Resta agora aguardar que os frutos vinguem e amadureçam. Lá mais para inicio do outono...

 

    
 
 
tags:
publicado por Marco Rebelo às 14:23
link do post | comentar | | | favorito

ola poderia me dar dicas de como adubar os gojis pois os meus nascem mas qdo estão com uns dois centimetros ficam fracos e morrem ,sou do brasil e adorei seu blog abraços (eidy)
edileuza benedito a 16 de Outubro de 2013 às 11:15

É dificil diagnosticar o problema. Podes adubar um pouco mas sem exagerar. Se moras no Brasil a causa pode ser excesso de calor. Também depende da zona onde tu moras. Para evitar que apanhem muito sol os gojis podem ser mantidos num sitio mais fresco com meia sombra.
Marco Rebelo a 17 de Outubro de 2013 às 18:45

Olá
Não creio que o problema seja falta de adubo na terra; inclino-me mais para excesso de água/calor, alguma lesma ou caracol...

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 21 de Outubro de 2013 às 12:59

Olá
Estou tentado a comprar uma planta de feijoa para colocar num vaso como fiz com os araçás que estão agora a dar fruto. Esta planta de feijoa deu fruto? Há algum cuidado extra com a polinização das flores?
Cumprs
sansoni7 a 4 de Novembro de 2015 às 15:20

Olá
A minha feijoa continua num vaso e todos os anos dá flores mas acabam por cair e não frutifica. Creio que o problema é estar confinada a um vaso. O ideal era tê-la no quintal num sitio com espaço. Por agora não tenho espaço infelizmente.
Que eu tenha conhecimento a polinização não requer nenhum cuidado.

Um abraço!

Viva
Andei a ler umas coisas e há quem passe um pincel pelas flores por forma a auxiliar na polinização. A minha já está em casa....um destes dias vai para o vasão. ;-)
Vamos ver a sorte que tenho.
Cumprs.... estou á espera de mais posts.
Augusto
sansoni7 a 5 de Novembro de 2015 às 08:25


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

30


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro