O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Domingo, 28 de Abril de 2013

A Germinação

 

Foram usadas sementes de um fruto colhido no ano passado. Depois de bem lavadas e postas a secar ao sol foram semeadas num pequeno vaso com terra comum retirada do quintal. A germinação das primeiras plantas ocorreu com 20 dias.

Não germinaram todas as sementes mas são suficientes porque cada planta produz bastantes frutos. Mais tarde poderão ser retiradas e separadas para poderem ser plantadas nos seus lugares definitivos.

 

 
 
Novos Rebentos
 
O tamarilho resistiu bem ao frio e ás geadas do inverno. Ao contrário do primeiro ano, neste inverno que passou já não foi necessário tomar nenhuma medida de protecção contra o frio. No primeiro ano é conveniente proteger um pouco com um plástico senão corremos o risco de a planta morrer.  Nota-se que com o crescimento este tipo de plantas vai ganhando uma estrutura lenhosa capaz de resistir ao frio. Apenas se verificaram algumas folhas queimadas provocadas por algumas noites em que caiu geada, mas nada mais.
 

  

Logo que chega a primavera o tamarilho começou a ganhar novos rebentos. Perdeu a maioria da folhagem durante o inverno. Nessa altura aproveitei para cortar alguns ramos que me pareciam supérfluos. Não quero que cresça exageradamente fazendo sombra ao resto das culturas do quintal, e por outro lado espero deste modo que o tamarilho ganhe mais "força" e que produza frutos com melhor qualidade.
De cima a baixo o tamarilho enche-se de novos rebentos. Tanto os do tronco como os dos ramos principais foram retirados. Se crescessem provavelmente iriam "sufocar" a planta e não sei até que ponto frutificava convenientemente. Por outro lado assim o tamarilho fica com um aspecto mais arejado.
Rebentos excedentes retirados podem ser aproveitados para produzir novas plantas. Basta plantá-los tendo o cuidado que os manter bem regados e á sombra enquanto não enraizam.
Está agora a começar a ganhar as primeiras flores. É bom sinal aparecerem cedo porque deste modo haverá frutos cedo. A ver vamos...
 
 
tags:
publicado por Marco Rebelo às 22:53
link do post | comentar | | | favorito

Tenho uma árvore de tamarilho, há bastante tempo, talvez 12/13 anos estou com algum receio de a vir a perder pois li que estas plantas tem mais ou menos uma duração de 10 anos. Tentei reproduzir algumas plantas por estaca (acho que pelo menos uma pegou) vou experimentar outra vez por semente (da primeira vez não consegui), pois ainda tenho alguns frutos na árvore que deixei de preposito para ver se quando caíssem ao chão talvez produzissem novos rebentos (o que até agora não aconteceu). Nunca podei a árvore pois tenho imenso gosto em vê-la grande com as suas folhas enormes e as flores lindas, e então quando começam os frutos a crescer misturados com as flores, é na verdade uma planta muito bonita...
Produz tanto fruto que chegam a partir canos com o peso...
Mais um vez faço compota com parte dos frutos. Outros para comer como se come o maracujá ou então em saladas ás rodelas..
sofia castro a 6 de Maio de 2013 às 23:36

Olá! Tenho muita curiosidade nesta árvore... no meu quintal nascem espontaneamente plantas com folhas muito identicas aos da árvore do tamarilho. Será possível nascerem espontaneamente? Eu tenho eliminado sucessivamente as plantas mas este ano vou deixar crescer 1 delas a ver o que dá... sabem onde se pode adquirir o fruto? Para experimentar a semear.... para o caso destas plantas não serem o que espero delas ;)
Elsa a 7 de Maio de 2013 às 15:47

Olá!
Se já tiveste algum tamarilho em casa pode ter sucedido algum fruto ter caído e ter espalhado sementes pela terra, daí terem agora começado a germinar. Caso contrário é dificil serem tamarilhos, mas podes esperar a ver no que dá.
O único supermercado onde encontrei á venda foi no Continente em embalagens de meia dúzia creio e são bastante caros. Em alternativa podes procurar num horto, onde existem tamarilhos á venda em pequenos vasos.


Boa noite!
Uma dica para identificar a planta de tamarilho, é pegar numa folha esfregá-la na mão ou partir a folha e verá que liberta um cheiro bastante mau e forte.
sofia castro a 7 de Maio de 2013 às 22:51

Sim boa ideia. As folhas cheiram um bocado mal.

Agradeço a dica... mas infelizmente não cheira mal :-)
...não é tamarilho portanto.

Bom, vou ter de alterar a estratégia!
Elsa a 9 de Maio de 2013 às 15:56

Ando á procura de adquirir arvores de tamarilho. O meu contacto é 910326139
Nuno figueiredo a 26 de Janeiro de 2014 às 19:10

Vi ocasionalmente o seu blog sobre frutos pouco comuns em portugal, e gostaria de ter mais informação sobre estes frutos, é que herdei um pequeno terreno que gostaria de cultivar visto que adoro jardinar e mexer na terra. Vivo numa zona muito fria no Inverno, Oliveira do Hospital.
Um abraço
Isilda gouveia a 30 de Janeiro de 2014 às 22:14

Todas as informações estão no blog. No caso de dúvida sobre alguma basta perguntar aqui que tentaremos responder.
Marco Rebelo a 31 de Janeiro de 2014 às 16:38

Li que o Tamarilho tem crescimento rápido, alguém me sabe dizer quantos anos demora a frutificar se plantar a partir de semente?
Hugo Matos a 2 de Março de 2014 às 21:31

Se semeares esta primavera terás alguns frutos para o ano e maior quantidade nos anos seguintes.

Obrigado pela resposta, gosto bastante destas espécies em que não esperamos anos até que frutifiquem. E quanto ao tamanho da àrvore, para eu ter uma noção consegue-me dizer quanto tempo demorou até atingir as dimensões que apresenta na foto?

Hugo Matos a 3 de Março de 2014 às 19:04

Fotos mais actuais desta arvore estão no post: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/30858.html
Foi semeada na primavera de 2011 e já deu frutos por duas vezes,
Podes escrever "tamarilho" na caixa de procura para consultares outros posts sobre este fruto.

Ok, obrigado mais uma vez pela resposta!
Hugo Matos a 3 de Março de 2014 às 22:03


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
25
26
27

29
30


contacto

últimos comentários
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...
Olá!Posso dizer que já comi Tamarilhos e seu Doce,...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro