O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 18 de Março de 2013

Produção de gojis na Europa


Após uma pequena investigação pela internet dá para perceber que, tanto a procura como a produção de frutos silvestres na Europa tem crescido nestes últimos anos.

No caso dos gojis, a procura por este fruto tem aumentado assim como o apoio ao seu cultivo em vários paises europeus. Por exemplo na Alemanha e Espanha existem já algumas plantações. 

Em 2012 foi construida a maior plantação de gojis da Europa que fica em Espanha e tem 9 hectares com 40.000 plantas. Foi desde esta altura que começaram a ser comercializadas as bagas de goji frescas vendidas em caixas plásticas de 250 gramas, provavelmente as únicas do mundo já que normalmente se vendem secas.

Além disto, está também em fase de estudo e em colaboração com entidades chinesas uma unidade de secagem especifica para secar gojis. Será a primeira do género na Europa. Tem uma capacidade de secagem de 3 toneladas por hora.

 

 Plantação de gojis algures em Espanha
 
 
Nesta plantação situada em Espanha uma coisa curiosa que se destaca á primeira vista é a utilização de manga plástica preta idêntica aquela que é comum utilizar por exemplo nas plantações de morangos. Tal como sucede com os morangos, esta manga plástica pretende evitar o crescimento de ervas daninhas e evitar o contacto das plantas e dos frutos com o solo. No caso dos gojis presumo que poderá prevenir mais tarde o crescimento de ramos laterais e evita que as raizes não se propaguem tanto. Pode também melhorar a retenção de humidade junto ao solo, levando a um menor consumo de água nas regas. Se esta manga plástica terá mais algum fim especifico além dos enunciados tal é dificil de determinar.
 

 

 

 

 

Terreno acabado de cultivar e um plantador com capacidade de 800 plantas por hora
 
Produção de gojis em Portugal
 
Tal como sucede na Europa, em Portugal começa já a haver incentivos e apoios á produção de gojis. Existem várias organizações que prestam apoios financeiros, formação, etc, a quem pretende iniciar o cultivo deste e de outros tipos de frutos silvestres.

Por agora em Portugal julgo não haver agricultores que cultivem esta planta comercialmente. Mas creio que esta é uma boa oportunidade de investir num fruto novo que apenas a Ásia tem capacidade de produzir, pelo menos por agora. Apesar de me parecer que esta espécie se adapte bem ao nosso clima, ainda é desconhecida á maioria das pessoas, por isso mesmo penso que o mercado nacional será algo limitado. Acho que poderá ter algum sucesso para exportação, tal como sucede no caso de outros frutos de baga como os mirtilos, amoras e framboesas por exemplo.


imagens retiradas de: http://goji-beeren.blog.de/
tags:
publicado por Marco Rebelo às 17:11
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Completamente de acordo....estará aqui, concerteza, um nicho de Mercado a explorar.

Se o sistema de irrigação for através de mangueira perfurada subterrânea, o plástico servirá também para reduzir a evaporação.

Cumprs
Augusto
sansoni7 a 19 de Março de 2013 às 15:04

Boa tarde

Estou na pensar iniciar plantação de bagas de goji.
Ouvi falar de venda de bagas de goji em frsco por um grade produtor espanhol.
Alguem sabe o contacto desse produtor espanhol, ou pelo menos onde fica a exploração?

Obrigado

Joaquim Melo
Joaquim Melo a 18 de Janeiro de 2016 às 19:04

Olá
Tenho as plantas de Goji a ficarem com as folhas com pintas castanhas ( fungo) que alastram á folha e esta acaba por secar e cair.
É mesmo assim, ou será alguma doença?
A ser doença, qual o tratamento?
Cumprs....e boas culturas
Sansoni7 a 3 de Abril de 2013 às 14:04

Também tenho as minhas assim. Deve ter a haver com o tempo muito húmido. Não pára de chover. No ano passado também aconteceu isso mas depois acabou por passar com o tempo. Acho que não é grave. Não vale a pena fazer nada quanto a isso creio.

Obrigado pela informação.
Pelo sim pelo não, ontem à noite levaram Milraz....que entretanto já foi limpo pela chuva. :-)

Cumprs
sansoni7 a 3 de Abril de 2013 às 14:10

Olá, onde consigo as sementes?
elmo a 12 de Abril de 2013 às 02:26

Retirar sementes das bagas secas pode ser a opção mais simples, prática e barata. É dificil encontrar sementes destas no comércio e é inútil comprar sementes pela internet visto essas sementes serem também retiradas de bagas secas.

Poderá encontrar estas sementes na internet.

Neste site poderá ter alguma informação sobre algumas espécies de plantas frutiferas pouco comuns em Portugal e seus beneficios para a sáude.
Também poderá ver informação sobre Araçazeiros, ou araçaleiros, assim conhecidos no arquipélago dos Açores, bem como as suas propriedades antioxidantes, benéficas para a saúde.

http://plantasmedicinais5.webnode.pt/

Queria felicitar também o construtor deste blog pela excelente iniciativa de divulgar estas e outras espécies pouco conhecidas na nossa sociedade.
Ricardo a 13 de Abril de 2013 às 16:48

Boa tarde
Gostaria de saber mais sobre o assunto da plantação sobre goji, poderia informar-me se sabe onde se localiza a plantação de goji em Espanha?

Cump
Maria Nazaré Pimentel a 21 de Maio de 2013 às 15:39

Dizem haver uma plantação grande em Espanha mas não sei exactamente onde. Fica aqui o apelo a quem souber mais informações.

A plantação em Espanha localiza-se na Andaluzia. Em Portugal creio que haverá duas ou três produções que serão as primeiras a testar a adaptação da planta ao nosso clima, numa produção de maior larga escala.
Muitos parabéns pelo Blog!!
André Teixeira a 21 de Fevereiro de 2014 às 15:24

Para saber mais informações acerca do único projeto de goji em Portugal, contate a GERA, Eng Marco Dias-925594907
superfrutos a 28 de Maio de 2013 às 22:56

Provei as primeira goji ontem, depois de comprar um pacote na loja. Ao procurar a melhor forma de consumo, deparei com surpresa que as mesmas podem ser plantadas com relativa facilidade bastando, para minha surpresa, plantar no solo as bagas secas, após terem sido demolhadas algumas horas em água.

Não sei se vai resultar mas vou experimentar. Ao preço a que são vendidas, bem que seria engraçado. A questão é que não tenho terreno, apenas um vaso e uma varanda, mas experimento. Quanto ao valor no mercado, julgo que se a produção está tão massificada e industrializada, com um novo fornecedor mesmo aqui ao lado - sendo até o maior europeu - parece-me que está na hora das lojas baixarem os preços.
Cosmos a 24 de Maio de 2013 às 17:23

O custo do produto deriva do custo e da dificuldade da colheita. 1 pessoa por dia não apanhará mais do que uns 10Kg em fresco....seco, serão uns 2 kg.
Jorge H a 28 de Maio de 2013 às 22:50

Tenho gojis em vaso para venda mafra portugal 963324489
alberto a 8 de Junho de 2013 às 21:23

Estou interessada, podes me mandar teu contacto e o va0lor das mudas....
Aguardo

deClaire a 10 de Junho de 2013 às 16:47

Os gojis que tem para venda, são tibetanos e têm a respectiva certificação?

Claire o meu contato 963324489
alberto a 10 de Junho de 2013 às 19:07

Eu tenho uma plantação de 50 pés de goji , mas estou com muita dificuldade de escoar o produto, apesar de ser o primeiro ano de produção estou a ver que não vai ser fácil escoar. alguem sabe de ideias para dar uso aos frutos, para alem do licor de goji ???
Anónimo a 17 de Setembro de 2013 às 20:43

Doces e compotas parecem igualmente serem boas opções.
Marco Rebelo a 18 de Setembro de 2013 às 21:04

Olá
Bem...isso é que devem ser gojis...

Já tentaste falar com a Sonae ou com os produtos 100 por Cento para ver se tos compram?

Em alternativa, podes sempe deixá-los secar para comer durante o ano.

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 26 de Setembro de 2013 às 12:11

50 pés de que estirpe? O fruto é grande? E tentou escoar fresco ou secou os frutos?
André Teixeira a 21 de Fevereiro de 2014 às 15:30

Tenho uns 50 gojis em vasos para venda 3euros cada alberto 963324489
Anónimo a 26 de Setembro de 2013 às 00:04

Gostava de saber se sabem de algumas formaçoes sobre gojis em portugal, nomeadamente algarve. Obrigada
Ana a 29 de Outubro de 2013 às 22:57

Olá
Para saberes mais sobre a cultura dos gojis o conselho que te dou é, faz uma busca no blog, depois faz uma busca pela net e depois....coloca aqui as tuas dúvidas.
Alguém te ajudará.
Cumprs
sansoni7 a 1 de Novembro de 2013 às 09:25


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
19
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro