O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Segunda-feira, 5 de Novembro de 2012

Os gojis secos que normalmente vemos á venda no comércio são frutos de uma planta pertencente ao genero "Lycium" e que se chama "Lycium Barbarum". Esta espécie é talvez a mais conhecida de todas. Mas além desta, existem ainda mais de 90 espécies do genero "Lycium". Estas são algumas das mais comuns: Lycium barbarum, Lycium chinense, Lycium afrum, Lycium carolinianum, Lycium australe, Lycium horridum, Lycium europaeum, Lycium ferocissimum. Desta última vamos falar um pouco agora. As outras ficam para próximos posts.

 

Lycium ferocissimum

 

Também conhecida por “African boxthorn” esta espécie é nativa da África do Sul. É muito comum também na Austrália e na Nova Zelândia onde já se tornou numa espécie invasiva em certas zonas. Na Austrália existe outra espécie, mas esta nativa, que se chama "Lycium australe".

Este arbusto que pode ser encontrado no estado selvagem em terrenos abandonados, perto de cursos de água e outros sitios ermos. Ofereçe refugio a animais como aves, raposas ou coelhos.

 

Os arbustos são desta espécie ofereçem esconderijo e protecção a animais como pássaros e raposas

 

É um arbusto que pode atingir entre 3-5 metros de altura. Cresce em todos os tipos de solo mas prefere mais os do tipo pobre e árido.

Os ramos têm espinhos afiados, as folhas são pequenas e têm uma forma oval com 1 a 4 centimetros de comprimento. As flores estão presentes praticamente durante o ano todo e podem ser de cor branca e roxa. O fruto é pequeno e redondo por vezes ovoloide, de cor laranja e vermelha, pode atingir 1 centimetro de diâmetro. Tem alcalóides tóxicos e é comido maioritariamente pelos pássaros nativos que constituem a principal causa de propagação da planta, espalhando as sementes nestas zonas.

   
Aspecto das flores e dos frutos

 

Aspecto dos frutos

 

Fonte: internet, wikipédia

tags:
publicado por Marco Rebelo às 21:13
link do post | comentar | | | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
14
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30


contacto

últimos comentários
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...
Tenho pé de pHISALYS, ESTA DANDO FRUTAS GOSTARIA D...
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro