O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Sábado, 7 de Julho de 2012

Uma das questões de que falta falar é o tipo de solo ideal para a plantação dos gojis.

 

Além do sol e do ar, o solo é outro fornecedor de elementos essenciais para as plantas. Elementos essenciais são os nutrientes que são necessários para a planta completar o seu ciclo de vida.

Além disso, o solo é composto por uma diversidade de seres vivos que em condições naturais mantêm o equilíbrio do ambiente. As minhocas e as formigas, por exemplo, revolvem a terra, oxigenando-a e fazendo com que acumule ar necessário para o crescimento das raízes e melhorando a drenagem do solo. Fungos e bactérias fazem o papel de recicladores, decompondo a matéria orgânica, ou seja, folhas, plantas e animais mortos devolvendo para o meio nutrientes que serão usados pelas plantas.

 

É dificil descobrir informações sobre o tipo de solo ideal no caso concreto dos gojis cultivados na China. Fazendo alguma investigação sobre o assunto, nomeadamente em alguns relatos, videos e fotografias dessas plantações, aparentemente o solo parece arenoso e relativamente seco e não é muito rico em matéria orgânica; são regiões em que chove pouco.

 

 

Dando uma vista de olhos numa das etiquetas de um daqueles vasos de gojis que se vendem nas lojas, procurando saber dados sobre qual será o tipo de solo mais adequado, verificamos que é uma planta que também se poderá desenvolver em dunas, embora esta seja uma planta adequada a todo o tipo de solos.


No caso do tipo de solo desta zona (centro/norte) do país, o solo é moderadamente rico e não é muito compacto. Os gojis desenvolvem-se bem neste tipo de solo por isso não há grandes preocupações neste aspecto, apenas há que ter o cuidado, tal como na maioria das plantas, de não saturar a terra com água, não exagerando nas regas, o que pode levar a apodrecimento das raizes e amarelecimento da folhagem.

 

Já agora, e como exemplo dos bons resultados das plantas de goji semeadas em Portugal, cá ficam mais umas fotografias interessantes cedidas mais uma vez pela Ana Santos.

As suas plantas, semeadas na Primavera do ano passado, e sendo ainda relativamente novas, têm sido um caso de sucesso em relação á grande quantidade de frutos que têm dado.

 

Um dos gojis com frutos maduros.
 

 

Estas bagas eram bastante suculentas, doces e apresentavam já um tamanho bastante considerável.

tags:
publicado por Marco Rebelo às 19:25
link do post | comentar | | | favorito

Olá
Andei estes dias a fazer um canteiro para as aromáticas.....e para os goji.
Enchi-o com terra preta onde misturei, a meia altura um saco de Nutrimais e, já em cima, espalhei uma camada de cerca de 3 cm da «minha» compostagem.
Hoje transplantei os goji, abrindo uma cova e colocando cerca de 500grs de composto que misturei com terra.

Nesta foto, em primeiro plano as 3 plantas foram semeadas em Março; as duas últimas em Dezembro do ano passado:

[IMG]http://i234.photobucket.com/albums/ee288/Sansoni7/DSCN4637.jpg[/IMG]

Aqui o meu alfobre de palnats de goji à espera de irem para o local definitivo....alguns deles, claro.

[IMG]http://i234.photobucket.com/albums/ee288/Sansoni7/DSCN4661.jpg[/IMG]

Cumprs
sansoni7 a 7 de Julho de 2012 às 22:35

Parecem com bom aspecto.

Sim...mas o pugão verde não larga as plantas. :-(

Cumprs
sansoni7 a 8 de Julho de 2012 às 22:52

Não tenho notado pulgão ultimamente. Tenta algum insecticida.

E é o que faço. Aplico insecticida e dois ou três dias após, novo ataque de pulgão verde.
Mudei as plantas de local para ver no que dá.
Cumprs
sansoni7 a 9 de Julho de 2012 às 21:45

Boas noites,

Desde já os meus parabéns pelo excelente blog e pelos comentários bastante úteis para quem pretende obter informação sobre o cultivo de bagas Goji.
Tenho verificado que é conhecedora, tal como o autor do blog e, por essa razãp, venho pedir-vos apoio nesse sentido.
Pretendo iniciar uma pequena produção agrícola, sendo que as bagas goji tem, ao longo das minhas pesquisas, me parecido um bom investimento. No entanto, não tenho qualquer tipo de formação na área.
Por essa razão, decidi lançar-vos este apelo no sentido de me elucidarem mais aprofundadamente, quais os passos, digamos, mais técnicos a dar para iniciar o meu projecto. A vossa ajuda seria preciosa, por isso deixo o meu e-mail para, caso tenham essa disponibilidade, me ajudarem a dar o primeiro passo.
Desde já, muito obrigado.
ruipmestre@gmail.com
Rui a 5 de Setembro de 2012 às 22:55

Boa tarde, desde já os meus parabéns pelo excelente blog. Aproveito ainda para convidar a ver o meu site www.physalisworld.webs.com, e ver as espécies que tenho.

Com os melhores cumprimentos

José Marques
José Marques a 10 de Setembro de 2012 às 16:25

Olá!
Por acaso o teu site já fazia parte de um dos que tenho nos favoritos por me parecerem interessantes.
Sei que o site se dedica também á comercialização deste tipo de plantas.
Muitas vezes me perguntam se vendo plantas, mas não tenho plantas para venda. Por isso mesmo vou colocar o link do teu site aqui nos favoritos no blog. Pode ser útil a quem tenha dificuldade em adquirir estas plantas e assim o possa fazer mais facilmente.
Um abraço!

Muito obrigado, e terei todo o prazer em esclarecer todo o tipo de dúvidas que apareçam, por parte dos leitores deste Blog, que quanto a mim está muito bem estruturado e elucidativo.

Com os melhores cumprimentos

José Marques


Olá, descobri este blog há pouco tempo e fiquei fâ. Recentemente adquiri umterreno e estou a pensar em fazer um pomar. gosto muito das bagas goji, onde posso adquirir uma planta???
ana paula a 23 de Outubro de 2012 às 10:57

Caso pretenda uma planta de Goji, pode passar pelo meu site em www.physalisworld.webs.com e adquirir a sua planta.

Com os melhores cumprimentos

José Marques
José Marques a 23 de Outubro de 2012 às 11:23

Bom Dia!

A cultura das bagas de Goji, têm despertado a minha atenção ultimamente, no entanto a informação sobre esta cultura ainda está muito pouco difundida. Deste modo gostaria de ter alguma informação sobre esta cultura, como dados agronómicos, como obter as plantas, se existem variedades distintas....
Em suma, gostaria de aprofundar os meus conhecimentos sobre as bagas de goji, mas não encontrei o melhor ponto de partida.
O meu e-mail é: jrmgaspar@gmail.com, para que se possa estabelecer uma futura relação.
Os meus cumprimentos,
João Gaspar
João Gaspar a 10 de Janeiro de 2013 às 09:32

Olá boa tarde!

Também acho que a cultura do goji e de outros tipos de frutos ainda é desconhecido e existe ainda pouca informação disponivel.
O blog nasceu apartir dessa necessidade, ou seja, a de tentar informar, de trocar e partilhar todo o tipo de experiências relacionadas com este tipo de frutos mais desconhecidos com os leitores.
Concretamente sobre o goji, podes encontrar no blog vários posts com informações sobre aspectos morfológicos, cultivo, tipos de propagação, pragas, etc.
Sempre que queiras podes participar e fazer perguntas ou contar experiências.

Um abraço!
Marco Rebelo a 10 de Janeiro de 2013 às 18:13

Olá,
Tenho várias plantas no quintal, semeadas no ano passado e algumas com mais de metro e meio de altura. No entanto ainda não deram fruto. Sabem qual a razão? Precisam de poda?
Obrigado pela atenção.
Américo Lourenço
Américo Lourenço a 17 de Julho de 2013 às 12:30

Olá!
Creio não ter a ver com a poda. É estranho ainda não terem dado nada. Pode ter a ver com as regas ou com a quantidade de sol que apanham. É dificil dizer ao certo.

Olá,
Obrigado pela resposta. Informo que passados oito dias foram detetadas várias flores numa das plantas. Também já apareceram em mais três plantas. Gostava no entanto de saber como se faz a poda.
Cumprimentos.
Américo Lourenço
Américo Lourenço a 1 de Agosto de 2013 às 17:30

Olá!
Sobre a poda existe aqui no blog alguns posts sobre a poda dos gojis e que podes consultar. Dá para ficares com uma ideia:
http://gojiberries.blogs.sapo.pt/3608.html
http://gojiberries.blogs.sapo.pt/23310.html

Olá,
Obrigado pela informação.
Américo Lourenço
Américo Lourenço a 12 de Agosto de 2013 às 11:37

Amigo, estou tentando plantar gojis a 2 anos. Eu plantei cerca de 20 goji's em uma mistura de 70% de substrato e 30% de terra. Constatei que os goji's cresciam e em determinado tempo de vida adoeciam ou não cresciam a ponto de ter um desenvolvimento pleno. Entao fiz uma pesquisa e realizei 2 experimentos que deram certo. Primeiro é controlar a quantidade de raios solares, goji precisa de sol mas somente raios mais fracos diariamente, tendo um período de exposição a esses raios cerca de 2 a 3 horas por dia (no periodo de crescimento que o goji está mais fraco e adaptando-se ao clima). Acerca do tipo de solo, é importante que tenha uma presença acima da média, de calcário, que é o mais importante. Na Ningxia, onde o goji é plantado reparem que estão no meio do deserto em volta de montanhas rochosas. Então constata-se que a presença de calcário tem que ser acima de média em relação agricultura geral. Tomando esses cuidados com certeza dará certo. Abraço.
Anónimo a 10 de Agosto de 2013 às 19:59

Obrigado pelas informações. Realmente existe ainda muito pouca informação na net sobre as condições exactas dos gojis nas plantações na China, nomeadamente a composição do solo, temperatura, humidade, etc.
Marco Rebelo a 10 de Agosto de 2013 às 23:04


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
25
26
27
28

29
30
31


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro