Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

28
Jun12

KIWI (Actinídea deliciosa)

Marco Rebelo

Mais um post sobre frutas. Desta vez uma fruta muito conhecida, o kiwi. Só há poucas décadas esta espécie começou a ser introduzida no nosso país. Cada vez mais é comum encontrá-lo em ramadas pelos quintais.

 

Para podermos ter kiwis em casa é preciso ter algum espaço para uma ramada porque esta é uma espécie trepadeira que cresce bastante.

Infelizmente não tenho em casa espaço suficiente para ter uma ramada de kiwis, por isso, sabendo eu que a Ana Santos gosta de mostrar o seu quintal, de falar sobre as suas plantas, e que tinha também uma ramada com este fruto, pedi-lhe umas fotos que publico aqui que ela teve a gentileza de tirar.

Ficam igualmente algumas informações sobre este fruto que merece ser divulgado por também ser considerado um superalimento pela sua grande riqueza nutricional.

Quiuí, quivi ou kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia, e seus híbridos, originárias do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis.

 

Classificação Cientifica

 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Ericales

Família: Actinidiaceae

Gênero: Actinidia

 

O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

 

Aspecto da ramada de kiwis com 2 fêmeas e 1 macho. É necessária a coexistência de dois sexos diferentes nesta espécie para ela poder produzir.

 

Os frutos dos cultivares mais comuns são ovais, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha (5 a 8 cm de comprimento e 4.5 a 5.5 cm de diâmetro). O fruto tem uma casca fibrosa, baça, castanho-esverdeada que recobre uma polpa verde brilhante ou verde-amarelada que contém fileiras de pequenas sementes negras comestíveis. Quando maduro o fruto é sumarento e macio, com um paladar e cheiro muito característicos.

 

 

A boa combinação entre as vitaminas A e E existentes no kiwi pode diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico. A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém ainda em quantidades significativas.

 

Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O fruto fornece também quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

 

Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantém a coloração verde quando madura.

 

Estes são kiwis da espécie "Hayward Actinidia deliciosa"

 

A Itália é hoje o maior produtor mundial do fruto, seguida pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos da América. O kiwi é também produzido na China, a sua terra de origem, mas aquele país nunca conseguiu integrar a lista dos 10 maiores produtores mundiais. Na China, é cultivado principalmente na região montanhosa em torno do rio Yangtze. Outra região produtora é a província de Sichuan.

 

Rico em vitamina C, o kiwi pulveriza completamente a laranja por exemplo

 

Em Portugal, a cultura foi iniciada na década de 70 pelo Dr. Ponciano Serrano que trouxe de França as plantas e plantou o primeiro pomar, reconhecendo as excelentes condições edafo-climáticas da Região para a produção de kiwis. Na década de 80 a cultura começou a ter alguma expansão devido à sua rentabilidade. No entanto, em 1992 o mercado teve uma quebra acentuada nos preços pagos ao produtor, o que gerou abandono de parte dos pomares e grande desmotivação nos kiwicultores.

 

Com o passar dos anos os preços estabilizaram e a partir de 2000 surgiu novamente o interesse pela cultura, motivado pelas Organizações de Comercialização Nacionais e pelo incremento de novas tecnologias de produção que melhoraram as produtividades e a qualidade.

Portugal produz anualmente cerca de 12000 toneladas de kiwi numa área de 1000 hectares, com cerca de 300 produtores e 5 grandes Organizações de Comercialização.

 

O kiwi foi declarado o fruto nacional da República Popular da China

 

A propagação do kiwi é feita normalmente por enxertos, por estaquia e em alguns casos por sementes.

Concretamente sobre a ramada de kiwis que a Ana tem, é composta por árvores da variedade "Hayward Actinidia deliciosa", uma variedade que não é hermafrodita e que precisa de plantas dos dois sexos para poder frutificar. Sobre o processo de polinização/frutificação a Ana conta o seguinte:

 

"Para a frutificação: É necessário ter um macho para cada duas fêmeas, espaçados de três metros no mínimo. Ou um macho para quatro fêmeas, sendo necessário existir nas laterais mais um macho. É necessário que as ramas de ambos se encontrem à mesma altura, para que haja uma melhor polinização, as abelhas são quem mais auxilia, embora o vento também ajude. Os machos e as fêmeas (ter em atenção as espécies) devem brotar a flor pela mesma altura, normalmente em Abril/Maio (no meu caso).
Após a polinização as flores do macho murcham e caem, o macho nunca dá fruto. A frutificação só ocorre após o terceiro ano. As primeiras frutas são pequenas e em pouca quantidade, mas com o aumentar dos anos a quantidade e qualidade aumentam.
Não necessita de grandes cuidados com a rega no Verão nem no Inverno, requer é uma poda muito bem cuidada, por Outubro ou Novembro."

 

O kiwi é um fruto que pode ser consumido ao natural, simplesmente cortá-lo ao meio e comê-lo com uma colher. Pode ser usado nas saladas de frutas, em sumos, doces, geleias e licores. É também muito usado pelo efeito decorativo que as suas rodelas ou fatias conferem aos "pratos".

 

Fonte de infomações: Wikipédia

                                    http://www.apk.com.pt/

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub