O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Terça-feira, 26 de Junho de 2012

Cheguei a ter vários pés destes no quintal há muitos anos atrás, era eu ainda criança. Mas com o passar dos anos acabaram todos por morrer e não voltei a ter. No ano passado deram-me um novo pé desta variedade roxa. É uma fruta de que gosto bastante. Apanhada bem madura, depois de cortados os frutos ao meio e retirado o interior para um copo, adicionado algum açucar se necessário e depois levar ao frio algum tempo. Ou podemos usar uma centrifugadora e depois combinar com citrinos: laranjas, tangerinas, etc.

 

O maracujeiro que tenho nasceu o ano passado e tem dado agora algumas flores
 

Existem mais de 530 espécies de maracujá, algumas delas, as comestiveis, distinguem-se facilmente pela cor dos frutos quando maduros que podem ser amarelo, roxo, avermelhado, etc. Aquela que sem dúvida é mais comum no nosso país é a de casca roxa. Esta é mais uma das espécies originária dos países da américa do sul (Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela) que se desenvolve bem em climas mais frios e que se dão bastante bem no nosso país.

 

 
Classificação Cientifica
 
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Passifloraceae
Género: Passiflora
Espécie: P. edulis
 

É uma planta trepadeira, sub lenhosa, de crescimento vigoroso continuo; sistema radicular é pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgão de sustentação) gema florífera e gema vegetativa (origina rama) na axila da folha.

 

Pormenor da flor de maracujá. Todas as flores de plantas do género "Passiflora" são idênticas.
 

Entra em floração com 4-5 meses de vida. A flor é hermafrodita com estigmas localizados acima das anteras (dificultando a polinização). As flores do maracujá inspiraram poetas, prosadores e historiadores, que viram nelas simbolizada a paixão de Jesus Cristo. Em inglês, esta fruta chama-se passion fruit (fruta da paixão), nome atribuído por missionários espanhóis ao verem a flor durante as festividades da Páscoa. Os franceses deram-lhe também o mesmo nome, fruit de la passion.

O fruto - o maracujá - tem formato variado,  globoso, ovóide oblongo, piríforme, peso entre 30 a 300g, 9 cm de diâmetro e cor roxa. Quando está maduro o fruto desprende-se, cai ao chão e é nesta altura que poderá ser colhido. A polpa do fruto, de cor amarela à laranja, envolve sementes numerosas, ovais, pretas. O fruto murcha após 6 dias de caído. O sumo do fruto tem acidez média e sabor e aroma agradáveis. É rico em vitaminas e possui propriedades sedativas.

O maracujá adapta-se a solos arenosos, limo-arenosos e argiloso-calcários. Prefere solos férteis com boa quantidade de húmus e profundos com pH entre 5,4 e 6,8. Todas as variedades florescem durante o Verão.

É cultivado sobretudo para fabrico de sumos mas pode igualmente ser utilizado na confecção de gelados, compotas, geleias, iogurtes e cocktails.

A propagação desta espécie é feita através de sementes.

publicado por Marco Rebelo às 15:04
link do post | comentar | | | favorito

Viva
Tenho uns pés desta variedade e este ano parece que vai dar frutos grandinhos. Bem vistas as coisas não tenho de que me queixar pois até no Inverno dão frutos.

Também semeei e tenho alguns pés de maracujá amarelo. Apesar da frutificação ser mais difícil, tenho fé que, para o ano possa ter fruto. Vamos ver.

sansoni7 a 28 de Junho de 2012 às 20:41

Também experimentei plantar no Algarve um pé de maracujá amarelo que trouxe do Brasil. A planta cresceu lindamente e florou. Contudo, as flores não vingavam, acabavam por secar e caiam. Pensei que fosse por falta de polonização, o que tentei com um pincelzinho, mas nada... alguém poderá me dar indicações como evitar (de novo) este fiasco?
João Marcelino a 29 de Julho de 2013 às 18:55

Olá!

Tenho uma vasta colecção de maracujás. Podem consultar o meu blogue em:

http://my-passiflora.blogspot.pt/

Estou disponível para esclarecer qualquer dúvida.

João Franco
João Franco a 17 de Setembro de 2012 às 15:51

Não conhecia o teu blog. Parece ser interessante.
Obrigado!
Marco Rebelo a 17 de Setembro de 2012 às 17:52

boa tarde, gostava de iniciar uma pequena plantação de maracujas para consumo casa, com o seu conhecimento poderá indicar me quais as especies que se adaptam melhor ao clima do norte litoral de portugal?assim como vendedor de sementes ou plantas.obrigado
Anónimo a 25 de Abril de 2014 às 17:48

A espécie roxa é aquela que é mais resistente ao frio e a mais apropriada a climas mais temperados como o de Portugal.
As plantas vendem-se facilmente em hortos e lojas de plantas. As sementes podem ser retiradas de frutos comprados. É mais economico até.

Sim, é verdade. O maracujá-roxo é o mais apropriado para o Norte do país e a espécie mais fácil de encontrar à venda.
João Franco a 8 de Maio de 2014 às 12:52

Bom dia , eu semeei sementes de maracujá roxo e quando germinaram fiz a transplantação das mesmas tal como deve ser, após a floração em vez de dar frutos roxos deu frutos laranja, gostaria que me explicassem o porquê dessa transformação pois eu prefiro maracujá roxo.
Anónimo a 27 de Julho de 2016 às 11:11

É estranha essa transformação. Pode ter a ver com algum fenomeno degenerativo.
Tente fazer nova sementeira novamente.
Marco Rebelo a 27 de Julho de 2016 às 17:50


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

18
19
21
22
23

24
25
27
29
30


contacto

últimos comentários
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...
Tenho pé de pHISALYS, ESTA DANDO FRUTAS GOSTARIA D...
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro