Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

11
Jun12

MORANGUEIRO (Fragaria vesca L.)

Marco Rebelo

Ao contrário de algumas frutas que temos acompanhado menos conhecidas, esta de certeza já todos nós conhecemos. São os morangos. É uma espécie muito comum e muito cultivada em todo o mundo, e é frequente vê-la nos nossos quintais.

Por estarmos agora na época deles e por ser uma espécie que merece um destaque especial por produzir frutos deliciosos e suculentos que tanto miúdos como graúdos gostam, vale a pena falar um pouco mais sobre ela. Desta forma procurando também de alguma maneira incentivar o seu cultivo nas nossas casas. Não é necessário muito espaço nem grandes cuidados nem trabalho para podermos ter morangos caseiros.

 

Frutos
 

Os morangueiros que tenho em casa são da espécie "fragaria ananassa" que é uma espécie híbrida (cruzada com várias espécies) muito utilizada na agricultura por ter elevada produtividade e resistência a pragas. São provenientes de um único vaso de três pés adquirido num horto á cerca de 4 anos atrás.

Por ter pouco espaço no quintal coloquei-os em floreiras rectangulares de plástico. Têm a vantagem de a maioria dos frutos ficarem suspensos fora dos vasos evitando a humidade e o ataque de lesmas, caracóis, insectos, etc.

São plantados todos os anos no inicio de Março, aproveitando os "filhos" novos das guias do ano anterior. Há quem recomende que devem ser cortados logo que aparecem para que as plantas ganhem mais força melhorando assim a produção. Pessoalmente pela experiência que tenho não acredito muito nesta teoria. Verifico todos os anos, apesar de produzirem bastantes guias e posteriormente "filhos" a produção de frutos nunca é comprometida, pelo menos de maneira significativa. Evito ao mesmo tempo a compra de novas plantas todos os anos.

 

 Flores e frutos

 

Classificação Cientifica:
 
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Familia: Rosaceae
Subfamilia: Maloideae
Genero: Fragaria

 

Originário da Europa, o morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria L., que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres. Existem mais de 20 espécies do género Fragaria que recebem a designação comum de morangueiro, com ampla distribuição nas zonas temperadas e sub-tropicais.

 

O morangueiro é uma planta de rizoma estolhoso, cujos frutos, ricos em vitaminas são refrescantes e remineralizantes.

 

O fruto, o morango é carnoso, suculento, de sabor levemente ácido. Destaca-se pela vivacidade da sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto.

 

Esta planta é caracterizada por ter folhas trifoliadas, flores brancas com cinco pétalas separadas de forma oval a cálice com cinco sépalas, reforçadas por um calículo com cinco divisões. O morangueiro é uma planta muito antiga. Com efeito, já o poeta Virgílio a cantava numa das suas éclogas.

 

 

Apesar de possuir numerosas aplicações medicinais, somos, contudo, levados muitas vezes a levantar um processo a esta rosácea pelo facto de após a ingestão desmesurada vermos o nosso corpo cobrir-se de placas de urticária. Acontece que o fenómeno não é grave e indica apenas que a desintoxicação é de tal modo rápida que as toxinas aparecem á flor da pele provocando erupções cutâneas. Há quem diga que a «urticária que surge em individuos alérgicos a este fruto seria facilmente eliminada habituando o organismo a aceitá-lo a pouco e pouco».

 

 

O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue.

 

É um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.

 

 
Os morangos podem ser comidos das mais variadas formas, ao natural, com açúcar ou natas, em sumos, batidos com leite, tartes, compotas, geleias, gelados, bolos e semifrios, etc.

 


Bibliografia:

 

Wikipédia, As plantas nossas amigas, enciclopédia das plantas.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Marco Rebelo 11.06.2012

    Olá tás bom? Os teus morangos também não me parecem com mau aspecto. No inicio de Março tiro toda a terra velha das floreiras. Faço uma mistura de terra daquela que se vende em saco com alguma terra normal do quintal. Costumo usar quase no fundo algum estrume curtido mas não muito. Depois é só plantar os filhos. 4 em cada floreira. Quando estiverem bem pegados, com 15 dias a 1 mês espalho um pouco de adubo azul. A meio do verão novamente. Um abraço!
  • Sem imagem de perfil

    sansoni7 11.06.2012

    Viva; está tudo Ok, obrigado.

    Plantas os filhos e os «pais» na nova mistura, certo?
    Eu nunca mudei a mistura dos meus...só adiciono composto.
    Cumprs e até já.
  • Imagem de perfil

    Marco Rebelo 11.06.2012

    Só uso os filhos novos. Arranco-os das floreiras e alguns que entretanto chegaram ao chão e reservo-os de parte. As plantas velhas vão para o lixo. Depois de encher novamente as floreiras com a terra, planto as filhos novos.
  • Sem imagem de perfil

    sansoni7 11.06.2012

    Ok
    Então todos os anos tens plantas novas, certo?

    As minhas são todas aproveitadas, daí a «fraca» produção.
    Vou ter que alterar a metodologia.

    Acho que vou fazer como tu, mas aproveitando as plantas novas e as velhas que estiveram em «bom estado».

    Obrigado pelas explicações.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2011
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub