Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

05
Jun12

A GERMINAÇÃO DAS ANONAS

Marco Rebelo

Depois de um fim-de-semana "culinário" e de um bolinho de anona que caiu que nem "ginjas" com uma chávena de chá, aproveitamos para continuar a falar da situação das experiências em curso com as anonas.

As sementes para esta experiência foram retiradas de frutos comprados, originários da ilha da Madeira. A maioria destes frutos que vemos á venda no comércio são originários da Madeira e de Espanha. Foram semeadas em recipientes no inicio da primavera. Foi usado substrato orgânico misturado com alguma areia branca para facilitar a drenagem da água e colocadas em sitio abrigado mas com muita luz. Têm uma casca dura e demoraram quase 2 meses a germinar.

Dizem que a árvore, que também se poderá obter por enxertia demora cerca de 7 anos para começar a frutificar por isso é melhor começar quanto antes.{#emotions_dlg.bunny}

 

 

Em termos nutricionais, a anona é uma fruta tropical bastante completa, sendo rica em água e vitamina C e vitaminas do grupo B; possui ainda cálcio, fósforo, ferro e potássio e hidratos de carbono (especialmente a frutose). Tal como o tamarilho, dizem que a anona é boa para combater o mau colesterol.

 

 
Em estado mais avançado de desenvolvimento encontram-se as anonas da minha querida Ana Santos. Também ela adepta destas experiências com plantas, facultou-nos uma foto de algumas das suas anonas. A foto permite-nos ter uma ideia geral do aspecto deste tipo de plantas germinadas com 2 meses. Muito brevemente iremos ter novidades de mais plantas da Ana, concretamente sobre os gojis.
 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Marco Rebelo 19.06.2012

    Olá como está?
    Já que é da ilha da Madeira aproveito a oportunidade para lhe perguntar se tem conhecimento de mais dados concretos sobre a cultura das anonas aí na ilha. Sobre frutos sei que a Madeira é conhecida pelas famosas bananas mas só há pouco tempo é que me apercebi que uma parte das anonas que vemos nos supermercados vêm da Madeira.
    Se nos puder dar mais alguma informação sobre esta cultura aí na Madeira agradecia.
    Um abraço! obrigado.
  • Sem imagem de perfil

    Alberto 20.06.2012

    Olá,Boa Noite! Apesar de resdidir na área do Funchal, contacto de forma indireta com a agricultura desde criança pois as minhas origens são de zona ruarl e tem sido uma atividade que sempre me despertou a atenção e, sobretudo nos ultimos anos tenho dispensado uma boa parte do tempo a essa área. Ao fim de semana, os elementos da familia partilham o cultivo de diversos terrenos proprios no norte da ilha. Nos ultimos 2 anos tenho procedido à sementeira de diversas fruteiras para depois de germinadas e desnvolvidas, proceder ao seu transplante para os terrenos definitivos, entre elas tenho anoneiras que já foram plantadas em terreno definitivo no ano passado e enxertadas este ano no passado mês de ABRIL que é um dos meses mais adequados para a sua enxertia; na passada semana, aquando da minha visita ao local, deparei-me com alguns desses enxertos em floração. Infromo que existem diversas variedades /com mais ou menos sementese variando os paladares consoante cada subespecie e com as caracteristicas do terreno e clima do local de produção- uma das melhores zonas é o Faial na costa norte.
  • Sem imagem de perfil

    Alberto 20.06.2012

    Continuando o comentario anterior, e, não sendo tecnico na materia, os conhecimentos que possuo, são unicamente de ordem prática, para o cultivo da anoneira, exige um clima sub-tropical com umdeterminado grau de humidade sobretudo na época de floração para o vingamento dos frutos, não é recomendavel o seu cultivo em zonas com temperaturas baixas, no entanto tenho conhecimento de duas familias que possuem árvores destas com algum porte na zona de AVEIRO, relativamente perto da praia e de uma outra no ALGARVE; quanto a produções, não sei mais elementos. Se necessitarem, mais alguma informação, disponha. Tambem cultivo por sementeira, entre outras, abacateiros, goiabeiras, araçás, tomate arbóreo, nogueiras, pitangueiras,macadâmeas, e actualmente estou em experimentação o GOJI. Com as minhas cordeais saudações.



  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2011
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub