Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

05
Jun12

A GERMINAÇÃO DAS ANONAS

Marco Rebelo

Depois de um fim-de-semana "culinário" e de um bolinho de anona que caiu que nem "ginjas" com uma chávena de chá, aproveitamos para continuar a falar da situação das experiências em curso com as anonas.

As sementes para esta experiência foram retiradas de frutos comprados, originários da ilha da Madeira. A maioria destes frutos que vemos á venda no comércio são originários da Madeira e de Espanha. Foram semeadas em recipientes no inicio da primavera. Foi usado substrato orgânico misturado com alguma areia branca para facilitar a drenagem da água e colocadas em sitio abrigado mas com muita luz. Têm uma casca dura e demoraram quase 2 meses a germinar.

Dizem que a árvore, que também se poderá obter por enxertia demora cerca de 7 anos para começar a frutificar por isso é melhor começar quanto antes.{#emotions_dlg.bunny}

 

 

Em termos nutricionais, a anona é uma fruta tropical bastante completa, sendo rica em água e vitamina C e vitaminas do grupo B; possui ainda cálcio, fósforo, ferro e potássio e hidratos de carbono (especialmente a frutose). Tal como o tamarilho, dizem que a anona é boa para combater o mau colesterol.

 

 
Em estado mais avançado de desenvolvimento encontram-se as anonas da minha querida Ana Santos. Também ela adepta destas experiências com plantas, facultou-nos uma foto de algumas das suas anonas. A foto permite-nos ter uma ideia geral do aspecto deste tipo de plantas germinadas com 2 meses. Muito brevemente iremos ter novidades de mais plantas da Ana, concretamente sobre os gojis.
 

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Alberto 29.06.2012

    Olá! Como uma boa parte das árvores fruteiras, deveremos efectuar podas para controlarmos o seu crescimento e aumentar a sua robustez, quanto à altura, se o local onde ela se encontra tem algum espaço poderia deixá-la chegar até aos 3,5/04 metros de altura e então podar o que fosse além dessa altura, não esquecendo de ilmpar/eliminar alguns dos ramos mais fracos do seu interior de modo a permitir um maior arejamento do interiror da sua copa e porque não controlar de modo a deixar um espaço livre para colocar uma cadeira para apanhar sombra nos dias mais quentes de Verão.
    Quanto à frutificação, poderá ser floração, e se for, a determinada altura ela abre-se em três "pétalas" para depois cairem e ficar uma "bolinha" que vai crescendo dando origem a um fruto - Entre outras, tenho duas anoneiras que plantei no ano passado e que foram enxertadas por um técnico agrario em Abril passado , estão com cerca de 60 cm de altura e já estão em floração mas não vou deixar frutificar para as plantas ganharem mais vigor . Lembro que a anoneira não enxertada dificilmente vai produzir frutos com o tamanho e qualidade daqueles que habitualmente encontra no mercado, poderá produzir frutos menores e menos saborosos por se tratar de uma arvore "bravia", para ter bons frutos terá de escolher uma entre as várias variedades existentes e enxertar com essa variedade. Qualquer ajuda, não te nha receio em solicitar, desde que esteja ao meu alcance, ajudarei. Saudações amigas.
    nota - tambem efectuei sementeira e tenho varias plantas novas
  • Imagem de perfil

    jmcafeii 06.09.2012

    Boa tarde, gostaria de saber como é que posso arranjar os enxertos?
    Obrigado.
  • Sem imagem de perfil

    João Nóbrega 21.01.2013

    Olá Jmcafeii! Os "garfos" para fazer os enxertos devem ser retirados de plantas já selecionadas que dão frutos grandes, bonitos, polpa saborosa e com poucas sementes. Na Madeira existem quatro variedades importantes com estas características. Penso que no continente isso será difícil devido à escassez de anoneiras. Na Madeira existem viveiros de plantas que já se encontram enxertadas nessas variedades - ("Madeira", "Mateus I"; "Funchal" e "PerrY Vidal"). Ao que parece já foram exportadas plantas para o continente. Se desejares, fico ao corrente e passo-te essa informação outra ocasião. Cumprimentos!
  • Sem imagem de perfil

    felisberto carvalho 27.12.2015

    Boa noite!
    solicito informação sobre como posso comprar anoneiras já enxertadas, para poder produzir anonas de boa qualidade.Será que também me pode dar informação sobre tamanho e preço das plantas?

    Comprimentos

    Felisberto carvalho
    telm. 965831794
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2011
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub