Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAGAS GOJI

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

BAGAS GOJI

05
Jun12

A GERMINAÇÃO DAS ANONAS

Marco Rebelo

Depois de um fim-de-semana "culinário" e de um bolinho de anona que caiu que nem "ginjas" com uma chávena de chá, aproveitamos para continuar a falar da situação das experiências em curso com as anonas.

As sementes para esta experiência foram retiradas de frutos comprados, originários da ilha da Madeira. A maioria destes frutos que vemos á venda no comércio são originários da Madeira e de Espanha. Foram semeadas em recipientes no inicio da primavera. Foi usado substrato orgânico misturado com alguma areia branca para facilitar a drenagem da água e colocadas em sitio abrigado mas com muita luz. Têm uma casca dura e demoraram quase 2 meses a germinar.

Dizem que a árvore, que também se poderá obter por enxertia demora cerca de 7 anos para começar a frutificar por isso é melhor começar quanto antes.{#emotions_dlg.bunny}

 

 

Em termos nutricionais, a anona é uma fruta tropical bastante completa, sendo rica em água e vitamina C e vitaminas do grupo B; possui ainda cálcio, fósforo, ferro e potássio e hidratos de carbono (especialmente a frutose). Tal como o tamarilho, dizem que a anona é boa para combater o mau colesterol.

 

 
Em estado mais avançado de desenvolvimento encontram-se as anonas da minha querida Ana Santos. Também ela adepta destas experiências com plantas, facultou-nos uma foto de algumas das suas anonas. A foto permite-nos ter uma ideia geral do aspecto deste tipo de plantas germinadas com 2 meses. Muito brevemente iremos ter novidades de mais plantas da Ana, concretamente sobre os gojis.
 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Ana Santos 24.09.2012

    Olá Marlene,
    Essa é uma árvore que ainda não é muito conhecida em Portugal.
    Estamos agora em fase experimental, e como tal ainda não sabemos como se comporta no nosso clima, visto serem mais cultivadas na Madeira, por terem um clima mais favorável ao seu desenvolvimento.
    Não conhecemos ninguém aqui em Portugal que tenha uma anoneira a frutificar, ou que já tenha frutificado com sucesso. Pelo que temos lido isso só acontece no sétimo ano, e não antes.
    Quanto à questão da poda, a árvore pode ficar com a altura que achares mais conveniente, mas parece-me razoável entre os 2,5m e os 3,5m para ser mais fácil lidar com ela quando for maior.
    Se houver alguém com mais experiência do que nós em relação a esse assunto sempre pode deixar testemunho, que agradecemos.
    Cumprimentos

  • Sem imagem de perfil

    João Nóbrega 21.01.2013

    Olá amigos! Vivo na Madeira, conheço e tenho anoneiras. Em relação ao facto dessa anoneira só "crescer para cima" talvez passa ser devido ao facto de se encontrar na sombra e esteja unicamente a procurar a luz, ao crescer em direção a ela (?). De qualquer modo, no primeiro ano, esta planta tem tendência a crescer desta forma mas depois tende a alargar a copa. Pode sempre ser podada na altura própria para que a copa adquira uma forma mais alargada e todos os ramos possam beneficiar da luz, escapar melhor aos ventos e ser mais fácil a apanha dos frutos. Na minha opinião, se a planta está bem exposta à luz, deixe-a crescer avontade e só depois poderá optar pela poda depois dos três anos de idade mas esta não é absolutamente indispensável. As anoneiras podem frutificar já no segundo ano de vida e não necessáriamente só ao sétimo ano. Na Madeira temos anonas que esgotam o nosso mercado facilmente e, por ser um fruto relativamente perene poucos se interessam pela exportação.Talvez ajudasse saber que é um fruto que está na onda no que se refere ao facto de ter propriedades anticancerigenas fantásticas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2015
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2014
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2013
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2012
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2011
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub