O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Terça-feira, 15 de Maio de 2012

A primavera prossegue e os seus efeitos são visíveis por todo o lado. Árvores vestidas com folhagens novas, campos e jardins cheios de flores de todas as cores. 

 

Algumas sementes que foram semeadas no inicio desta primavera começam agora a germinar. Entre elas, as sementes de araçá. No Brasil existem dezenas de variedades diferentes que se distinguem principalmente pela cor dos frutos. As que semeei são de araçá da espécie vermelha ou rosa, é difícil dizer ao certo. As sementes são muito duras e demoraram cerca de 2 meses até germinar. Estas foram retiradas de alguns frutos que me tinham sido dados o ano passado, frutos nascidos cá em Portugal. Também me tinham dado alguns pés que coloquei em vasos mas não conseguiram pegar e acabaram por secar. Talvez por causa do frio que ainda se fazia sentir na altura.

Outra espécie que começa agora a nascer é a granadilha. Foram semeadas algumas sementes, uma delas germinou muito cedo e as outras só agora começam a romper a terra. Esta é uma espécie que não tenho bem a certeza se irá alguma vez dar fruto porque nunca vi nenhuma, não sei se o clima em Portugal será propicio. Mas como diz o ditado: “Experimentar não custa”.

 

 
 
 
publicado por Marco Rebelo às 17:08
link do post | comentar | | | favorito

Lindas plantas. Também já estive tentado a semear granadilha, mas acabei por optar pelo maracujá amarelo. Lancei á terra umas doze sementes há cerca de 15 dias ( ??) e até agora ainda não nasceu nada.
Vamos ver...
sansoni7 a 18 de Maio de 2012 às 09:04

Já agora...
Tinha semeado e nascido 4 plantas de tamarilho; um destes dias, da manhã para a tarde, duas delas apareceram tombadas. Fui inspeccionar e vi o tronco, acima da terra, castanho e finíssimo ( o normal seria menos de 1 mm). Pedi ajuda e disseram-me que era um fungo que fazia desta «habilidades» e indicaram-me o tratamento, umas vez que o «bicho» era voraz e atacaria as outras plantas. Como não tinha o tal antídoto, pulverizei tudo com calda bordalesa e coloquei terra em voltas das plantas atacadas para as manter na vertical.
Bem, já lá vão 4 a 5 dias....uma planta morreu, restam-me 3, uma delas atacada e parece que sobrevivente.
Vamos ver se se vai continuar a aguentar.
sansoni7 a 18 de Maio de 2012 às 09:08

Sobre o tamarilho, podei o meu por baixo e aproveitei alguns rebentos e pu-los em vasos para experimentar se pegam. Parece-me que pegam.

Sim, sim, do que tenho lido sobre o tamarilho pega bem de galho.
sansoni7 a 18 de Maio de 2012 às 13:24

Fizeste bem. No outro dia ouvi dizer que afinal parece que se dá bastante bem cá em Portugal. Também hei-de experimentar.

Viva
Antes de semear o maracujá amarelo andei a ler umas coisas sobre o fruto e, apesar das condições ideias implicarem temperaturas médias «altas», essas eram as temperaturas aconselhadas para o maracujá roxo. Então pensei, ora se o roxo se dá o amarelo também se dá e vai daí comprei um já todo mirrado para lhe sacar as sementes. Deixei-as fermentar, depois lavei-as e dei-lhes 3 dias de frigorífico antes de semear. Depois semei duas por vaos, uma escarificada e outra sem escarificar...quero ver se há diferenças na germinação.
Vamos ver o que nasce.
sansoni7 a 18 de Maio de 2012 às 13:29

Olá boa tarde. Descobri recentemente as bagas Goj. Andei à procura em todo o lado para comprar bagas para semear em casa... e finalmente uma pessoa conhecida enviou-me por correio.

Andei à procura pela net como deveria semmear, e segundo li deveria colocar as bagas de molho durante 8 horas ou coloca-las no congelador.

Foi o que fim. Dividi metade/metade, coloquei algumas no congelador e outras demolhei-as em água, para posteriormente ver qual é a melhor alternativa.

Comprei vários copos de plástico e fiz furos para a água drenar. Enchi-as com um composto de terra com estrume biológico de muito boa qualidade, e introduzo uma baga em cada recipiente. Também tinha alguns vasos disponiveis por isso utilizei-os.

Agora estou com duvidas se posso ou não deixar no terraço protegidas do sol e da chuva. Ou será que tenho que ter algum cuidado especial?
Estou desejosa de ver esta pequena maravilha crescere oferecer alguns rebentos a pessoas amigas.

Parabens pelo blog. stá muito bem conseguido.

Susana
asminhasbagas a 23 de Maio de 2012 às 15:20

Quanto ás bagas, creio que não terás dificuldade em encontrar em quase todos as superfícies comerciais. Por exemplo no Intermarché, Jumbo ou em alguns Pingo doce também já vi. É uma questão de procurar bem na zona das frutas tropicais e/ou na secção dos produtos naturais.
Sobre a questão do congelador sou céptico, semeei as minhas pelo método normal e não tive problema nenhum, germinaram normalmente. Não vejo ninguem a usar o congelador para semear tomates ou feijões. :p
Quando nascem convém abrigá-las da chuva e daqueles dias de sol muito intenso, embora possam apanhar algum sol, porque se não apanharem não se desenvolvem. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas com bastantes folhas aí convém tê-las o máximo de horas de sol por dia.
Não sou nenhum especialista mas foi o que fiz e as plantas desenvolveram-se bastante bem.
Mais alguma questão estás á vontade. Estamos todos aqui para trocar experiências e para ajudar.
Obrigado.

Semeia uma semente e não uma baga por cada recipiente; será mais fácil, no futuro, transplantar as plantas para os novos recipientes onde vão crescer.
sansoni7 a 24 de Maio de 2012 às 22:18

Olá novamente. Por acaso tem algum facebook ou email directo para trocar mensagens? Não me d´tanto jeito vir sempre vir aqui ver as mensagens.

Tenho algumas duvidas.

Alem das bagas que semeei directamente sem extrair semente )será que fizbem?) mandei vir da internetsementes. Uma coisinha preta minuscul. Hoje semiei em vasinhos, mas as sementes são tão pequeninas que até custa a crer que saia dali alguma coisa. Será qye tanto duma como da outra vão nascer ali gojis? Acho que li que são uns 10 dias até germinar. Ainda faltam alguns dias para confirmar.

asminhasbagas a 28 de Maio de 2012 às 22:00

É conveniente retirar primeiro as sementes do interior das bagas e só depois semeá-las porque mais tarde é mais simples separá-las e transplantá-las.
Adquirir sementes pela internet só em último recurso. São caras e há sempre o risco de julgarmos que estamos a semear uma coisa que afinal poderá não o ser. No caso dos gojis basta comprar um saco de bagas secas num supermercado (intermarché por exemplo), e aproveitar as sementes. Estas são muito parecidas ás sementes de tomate mas muito mais pequenas. Há uma foto que tirei que está no post: http://gojiberries.blogs.sapo.pt/2691.html

Em relação ao contacto, há um email no blog, na coluna onde diz "contacto" e que é o seguinte: marcorebelo10@sapo.pt
Pode colocar questões, dar sugestões, etc. Não sou nenhum especialista desta área mas gosto de partilhar informação e aprender sempre mais alguma coisa ao mesmo tempo.
Obrigado!

Este ano comprei varios frutos tropicais e retirei as sementes e semeei em vasos no principio de Março, mas não adianta semea-las cedo ,todas elas só começaram a germinar no final de Maio.Carambola, nasceram cerca de 10%, Tomarilho 30%, Papaia 10%, Mamão 10%, Granadilha 60%.Em relação ao Goji semeei varias sementes à duas semanas e germinaram quase 100%, e basta colocar umas bagas na agua durante uma hora e dá para tirar as sementes e semea-las logo.Também semeei algumas sementes de Anona e Litchi, até agora não nasceu nenhuma.
FVNSG a 5 de Junho de 2012 às 22:31

A Anona parece demorar mais tempo a germinar. Deve ser por ter uma casca bastante durar e de requerer bastante calor. As minhas demoraram mas acabaram por germinar.
Sou da tua opinião quanto em não adiantar em semear este tipo de sementes cedo. O ideal é na primavera quando o tempo começa a aqueçer.
Um abraço!


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


contacto

últimos comentários
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...
Interessante. Fica a ideia. Obrigado!
Ainda bem que gostas :D
Tenho uma exploração e tenho alguma dificuldade na...
Uma ideia: Orelhinhas de maracujá roxo https://com...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro