O blogue sobre divulgação, promoção e cultivo de várias espécies de plantas frutíferas pouco comuns em Portugal.

Quarta-feira, 2 de Maio de 2012

Depois do ataque gorado protagonizado por pulgões em alguns pés de goji do quintal há algum tempo atrás, a nova ameaça que agora se verifica parece ser uma doença causada por fungos.

Subitamente começaram a aparecer folhas caídas pelo chão aparentemente alvo de ataque de pássaros. Mas não. Essas folhas não se encontravam debicadas mas inteiras, apresentando manchas castanhas e estavam a cair, não por causa de aves mas por estarem quase já secas.

Algum tipo de bactéria ou fungos talvez?

 

Pelos sintomas e após alguma investigação, chega-se á conclusão que a causa mais provável deste problema parece ter origem em alguma classe de fungos que atacam as folhas causando estas manchas castanhas.

 

O míldio, oídio, ferrugem, alternaria, e outros fungos idênticos podem ser a causa deste problema. Atacam as folhas e consequentemente debilitam as plantas.

 

A chegada da primavera, que favorece a conjugação de factores favoráveis, entre eles a temperatura e a chuva que ultimamente se faz sentir após um longo período de seca, potenciou a multiplicação deste tipo de fungos.

 

 

Para prevenção e tratamento deste problema concreto foi usado um fungicida em pó misturado com água e aplicado com um pulverizador doméstico. É sempre recomendado fazer esta operação em dias solheiros e de tempo seco. Há muitos produtos idênticos no mercado para combate a estas pragas. Um muito conhecido, é a calda bordalesa (sulfato de cobre, cal e água), muito utilizado nas vinhas e em árvores de fruto por exemplo.

 

Apesar de tudo o problema não parece ser grave, vamos esperar que as condições climatéricas melhorem, que o fungicida funcione, mas que sobretudo esta seja a última das enfermidades de que têm sido vitimas os gojis.

  

tags:
publicado por Marco Rebelo às 15:09
link do post | comentar | | | favorito

Bem....há que estar preparado para tudo.
Vê se aqui tens alguma informação que ajude:

http://quiosquedasideias.com/quiosque/pragas-e-doencas-206/
Sansoni7 a 2 de Maio de 2012 às 21:49

Porreiro! Obrigado!

Fungos, para já, os meus oji ainda não têm, mas logo que venha sol firme vou aplicar Calda Bordalesa para prevenir.
Un destes dias encontrei pulgão verde....já tratei!

Até agora não voltaram.
Sansoni7 a 5 de Maio de 2012 às 19:07

Continuam sem pulgões, mas um deles creio que vai morrer; naqueles dias de temporal apanhou demasiada chuva.

Os outros lá vão crescendo, uns mais do que outros, uns para cima...outros para baixo ( alguns mandam cá uma raiz....).

Um destes dias vou passar alguns para pacotes de leite....já estão a pedir.
sansoni7 a 18 de Maio de 2012 às 09:01

Sim. Parece que enquanto são pequenos não gostam de apanhar muita chuva.
Algumas das estacas que tinha plantado e que estavam ao tempo e apanharam aqueles dias de chuva de há uns tempos atrás ficaram fracas comparadas com aquelas que estiveram ao abrigo da chuva.

Viva
Continuo a batalha contra o pulgão verde...
Alguam forma eficaz de prevenção? :-(
Cumprs
sansoni7 a 28 de Julho de 2012 às 15:33

Experimenta aplicar uma calda com um pulverizador usando um daqueles pós para pulgão que se vendem em saquetas nas drogarias. Aplica uma baixa concentração e vai aumentando a concentração se necessário.

Viva
Tenho usado o óleo de Neem e o vulgar insecticida para a horta quando a situação se complica. Numa primeira fase, consigo matá-los, mas pouco tempo depois estão de volta.
Ainda não encontrei um remédio radical. :-(

Provavelmente vou ter que aplicar, de forma preventiva, óleo de neem, semanalmente, em concentração elevada e dando particular atenção sob as folhas.
Cumprs....e boas culturas
sansoni7 a 30 de Julho de 2012 às 08:14

Olá
Só para registar que desde 31 de Julho, ou seja cerca de dois anos após a sementeira, já como Gojis de produção própria. :-)

Cumprs
Augusto
Sansoni7 a 16 de Agosto de 2013 às 09:27

conseguiu ter sucesso com o fungicida? as minhas goji sofreram bastante com o ataque de um fungo que me parece em todo semelhante aos da sua foto. Não usei fungicida, apenas alguns produtos de MPB, mas devo admitir sem grande sucesso até ao momento. Umas plantas são mais resistentes, outras sofrem bastante. Mas tenho curiosidade em saber se o seu tratamento resultou definitivamente ou se a doença voltou.
Obrigado.
José Coelho a 13 de Agosto de 2013 às 23:53

Sim o fungicida resultou. Foi um fenomeno passageiro. Na altura surgiu com as chuvas e com algum aumento da temperatura por causa da chegada da primavera. Devem ter sido esses factores favoráveis para o aparecimento desses fungos. Depois passou.

Nos gojis a queda de folhagem pode ser provocada por fungos, mas não só. O tempo excessivamente quente pode provocar "escaldões" nas folhas causando enfraquecimento das plantas.
A falta de rega adequada pode contribuir também para a queda de folhagem não só nos gojis mas também em outros tipos de plantas.

Obrigado pela dicas, gojiberries!

embora agora no verão até pudesse ser escaldão, o problema começou ainda no inverno quando as 1as folhas comecaram a despontar. algumas folhas desenvolvem manchas castanhas que depois alastram; outras começam a acastanhar das pontas e bordas para o interior. no pior cenário ramos inteiros acabam por secar. quanto à rega, como são plantas de ano e meio, recebem água de 3 em 3 dias, gota a gota.
mas como disse no post anterior algumas plantas são nitidamente mais resistentes e mesmo as mais fracas têm fases em que desenvolvem folhas sãs.
José Coelho a 14 de Agosto de 2013 às 14:59

oNDE POSSO COMPRAR PLANTAS DE gOJI
oBG
lUIS fERRO
luisferro a 14 de Agosto de 2013 às 11:48

Podes comprar em qualquer loja de plantas ou hortos. Já se encontra com facilidade. É uma questão de procurar.
Se tiveres dificuldade e se por acaso morares na zona de Aveiro podes consultar o blog da Ana Santos: http://plantasraras.blogs.sapo.pt/
Depois mandas um mail para ela. Creio que ela ainda terá várias plantas que poderá disponibilizar.

Não consigo o email de Ana Santos.
Alguém me ajuda.
Obg

Está no blog: bramble_rose2002@hotmail.com

Olá, cultivo gojis no quintal de casa aqui no Brasil e venho enfrentando um problema atrás do outro. Primeiro, no verão
WILLIAM FORESTI a 9 de Setembro de 2013 às 22:37

Desculpe, vou continuar meu caso agora:
Então, no verão, mosca branca atacou meus goji, agora no inverno apareceu pulgão e tripes, não sei se são eles, mas, meus pés de goji estão muito feios. Elem estão crescendo pouco, com folhas pequenas e deformadas (quando comparado com seus pés de goji) com nervuras roxas e agora apareceu umas manchas estranhas, tipo como se tivessem jogado agua com açucar nas folhas mais novas. Se vc puder me ajudar ficarei grato.

obrigado!
WILLIAM FORESTI a 9 de Setembro de 2013 às 22:41

Os problemas podem ser vários.
Para começar podes esperimentar usar um produto para os fungos a ver se resulta. Costuma verder-se em pó, mistura-se com água e aplica-se com um spray. Se não resultar no inicio experimenta aumentar a dosagem.

Olá,
Então eu acho que o problema não é fungo, tem algumas folhas atacadas por fungos, mas, são poucas. Faz aproximadamente 2 meses que não chove na minha região e a isolação é intença, ou seja, situações extremamente desfavoraveis aos fungos. Eu acho que deve ser algum tipo de virose o que vc acha? (eu adubo semanalmente as plantas com adubo balanceado)

Obrigado pela atenção!!!!
WILLIAM FORESTI a 9 de Setembro de 2013 às 23:25

Acho que não vale a pena usar adubos. Por vezes adubo em excesso enfraquece e mata as plantas.
Em alternativa ao produto para os fungos, podes tentar adquirir outro tipo de produto diferente e experimentar. Vai a uma drogaria e explica os sintomas. Eles melhor do que ninguem podem aconselhar-te no uso de um remédio adequado.
Abraço! Boa sorte!
Marco Rebelo a 13 de Setembro de 2013 às 12:24

Tenho uma Gogi já alguns anos dá muita flor, mas nunca deu fruto, as folhas apanham muito oildio ( ficam brancas) tenho a arvore plantada no exterior em portugal no concelho do marco de canavezes o que devo fazer para vingar os frutos
Ana Alves a 27 de Novembro de 2015 às 16:10


mais sobre mim
pesquisar
 
contador de visitas
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


contacto

últimos comentários
Boa noite!Não precisa de ser podada para dar fruto...
Olá sabe me dizer se a goji precisa de ser podada ...
O ideal é apanhá-los quando estiverem com a "capa"...
Tenho pé de pHISALYS, ESTA DANDO FRUTAS GOSTARIA D...
Ola ja e o quarto ou quinto ano que tenho a minha ...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro